16 de dezembro de 2009

20 anos no sofá dos Simpsons



20 anos no sofá dos Simpsons

Começaram por fazer curtas aparições no programa The Tracy Ullmann Show. Passados dois anos, a 17 de Dezembro de 1989, os Simpsons estrearam-se com o seu próprio programa - e vinte anos mais tarde, assim continuam.

Os Simpsons, criados por Matt Groening, são a série de comédia com maior longevidade da televisão americana, e também uma das mais premiadas, contando já com 24 Emmys. Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie formam uma família americana normal da classe média - isto é, disfuncional o quanto baste - e cada episódio é uma sátira à cultura, às relações sociais, à televisão e a tantos outros aspectos da sociedade americana, com um humor por vezes terno, melancólico; outras, negro e duro, e nem sempre politicamente correcto.

Um sucesso tão grande que a família dos Simpsons já tem direito à sua estrela no Passeio da Fama de Hollywood, e a própria série se tornou um palco apetecível para outras estrelas do mundo real, que surgem como personagens - inevitavelmente, de cor amarela - em vários episódios. Por lá passaram, entre muitos outros, Ringo Starr, Michael Jackson, Elizabeth Taylor, os Red Hot Chili Peppers, Conan O'Brien, Meryl Streep, Stephen Hawking, Britney Spears ou os U2.

Mas talvez uma das provas máximas do sucesso da série seja o facto de a língua inglesa já ter adoptado várias palavras e expressões que nela surgiram. A começar pela exclamação 'Doh!', de Homer, que já consta do Oxford English Dictionary.

16 de Dezembro de 2009