18 de dezembro de 2009

O Vulcão Mayon acordou...



O Vulcão Mayon acordou...

Cascatas de lava do vulcão Mayon, vistas da cidade de Legazpi, província de Albay, Filipinas. O Governador da cidade decretou o estado de catástrofe eminente, com a subida do nível de alerta para 3, havendo a possibilidade de subir para 4, segundo o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas. O nível 4 é marcado por frequentes tremores de terra, erupção iminente do vulcão.

Foto@EPA/Dennis M. Sabangan

Natal branco em Paris



Natal branco em Paris

A imponente Torre Eiffel quase parece transparente atrás da neve que cai por esta altura em Paris. Os parisienses acordaram hoje para ver um manto de neve cobrir a sua cidade, um cenário invulgar na capital francesa.

Foto@EPA/Ian Langsdon

17 de dezembro de 2009

Volta a Austrália em Canoa


Volta a Austrália em Canoa

O alemão Freya Hoffmeister, à chegada a Melbourne, depois de ter dado uma volta inteira ao continente australiano numa canoa. Hoffmeister partiu de Queenscliff, no dia 18 de Janeiro de 2009 e teve de passar por entre crocodilos de água salgada, tubarões, cobras do mar e venenosas alforrecas, remando 60 quilómetros por dia nos últimos onze meses.

Foto@EPA/Philip Dyer

Os «leopardos» do exército português



Os «leopardos» do exército português

Militares da Brigada Mecanizada do Exército em acção nos novos carros de combate «Leopard 2A6» das Forças Armadas Portuguesas, no Campo Militar de Santa Margarida em Constância.

Foto@Lusa/Miguel A. Lopes

15 de dezembro de 2009

Diáspora homenageia Mário Fonseca em Lisboa


Diáspora homenageia Mário Fonseca em Lisboa

A obra do poeta Mário Fonseca, recentemente desaparecido, será alvo de uma homenagem, esta quinta-feira, 17, pelas 18h30, nas instalações da Associação Cabo-verdiana, na rua Duque de Palmela. Do program contam as seguintes actividades:

- Testemunhos sobre a vida de Mário Fonseca por Maria Margarida Mascarenhas e José Eduardo Cunha;

- Abordagens da obra literária de Mário Fonseca por Elsa Rodriguesdos Santos e José Luís Hopffer Almada:

- Projecção de um vídeo de Mito Elias sobre Mário Fonseca;

- Recital baseado na obra poética de Mário Fonseca.

- Mini-Feira do Livro Cabo-verdiano

Cabo Verde: Cidade Velha vai geminar-se com Lagos e Évora


Ribeira Grande de Santiago reforça relacionamento internacional

CIDADE VELHA VAI GEMINAR-SE COM LAGOS E ÉVORA

A assinatura do protocolo de geminação com Lagos chegou a estar previsto para 31 de Janeiro, Dia do Município da Ribeira Grande de Santiago. No entanto, será difícil que o acto ocorra nessa oportunidade, podendo ser adiado para Maio, no decorrer do Festival dos Descobrimentos, que serão nesse mês em Lagos

Cidade Velha, 14 Dezembro – Lagos será a terceira geminação firmada pela Cidade Velha. Segundo Liberal apurou, os trâmites necessários para esta geminação estão bastante adiantados, faltando a aprovação pelas Assembleias Municipais das duas autarquias. Lagos, no litoral algarvio, é uma das mais antigas municipalidades portuguesas com relacionamento com Cidade Velha, hoje Património da Humanidade: as relações foram estabelecidas há quatro anos, ainda na vigência da Comissão Instaladora do Município da Ribeira Grande de Santiago.

14 de dezembro de 2009

Moçambique: O Paraíso Perdido de África


O Paraíso Perdido de África

O Parque Nacional da Gorongosa, em parceria com o canal norte-americano National Geographic, apresenta, às 18h00 de hoje, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o documentário “O Paraíso Perdido de África”, uma produção que reporta a vida no reino animal naquele que é considerado um dos maiores e mais importantes parques naturais de África.

Tão importante é o evento, que o próprio Presidente da República estará presente na cerimónia da antestreia, acompanhado pelos membros do Conselho de Ministros, do corpo diplomático, para além de empresários nacionais e estrangeiros. Com 50 minutos de duração, “O Paraíso Perdido de África” mostra os diferentes ecossistemas, bem como a vida dos “habitantes” do nosso mais importante parque faunístico, nas diversas estações do ano. Este documentário, realizado por um dos mais conceituados canais americanos, permitirá mostrar igualmente a extraordinária savana da região central de Moçambique, quer na época das chuvas como durante os períodos mais secos, montículos erguidos pelas térmitas, os planaltos com miombo, a floresta montanhosa, a variedade de herbívoros, carnívoros, répteis, espécies de aves exóticas, variedades da biodiversidade e muitas outras coisas ali existentes. “O Paraíso Perdido de África” foi realizado por James Byrne em colaboração com os jornalistas Bob Poole, Andy Casagrande e Tim Wege.

Redacção
O País, 14 Dezembro 2009

11 de dezembro de 2009

Moçambique: Seminário pelos 75 anos do Arquivo Histórico



Seminário pelos 75 anos do Arquivo Histórico

Um seminário alusivo à celebração do 75º aniversário da criação do Arquivo Histórico de Moçambique teve lugar ontem em Maputo, visando a reflexão sobre diversos aspectos de natureza arquivística.

O seminário, que decorreu sob o lema “Desafios da Gestão Arquivística na era digital”, teve lugar no Museu da História Natural, onde foram discutidos vários temas, todos concorrendo para a perspectiva de uma gestão sustentável do Arquivo Histórico de Moçambique.

A realização deste seminário tem como objectivo principal discutir a problemática da gestão arquivística, em busca da actualização das facilidades e serviços de arquivos e tendo como base as práticas e a inovação na área arquivística.

7 de dezembro de 2009

Índia: O rugido dos tigres




O rugido dos tigres

Estudantes indianos participam numa manifestação pela defesa do tigre-de-bengala e da floresta, em Calcutá.

Foto@EPA/Piyal Adhikary

Portugal: Descoberto cemitério de escravos do século XVI


DESCOBERTO EM LAGOS (PORTUGAL) CEMITÉRIO DE ESCRAVOS DO SÉCULO XVI
Tratar-se-á de um dos primeiros achados deste tipo, que aponta para a circunstância dos escravos serem então sepultados em separado, por não lhes ser reconhecido identidade humana pelos escravocratas

Lagos, 7 de Dezembro – Um cemitério de escravos, datado do século XVI, foi descoberto em Lagos, cidade portuguesa situada no Algarve, foi descoberto quando se procedia a escavações destinadas à construção de um parque subterrâneo para a recolha de automóveis. O achado arqueológico está a ser estudado por investigadores da Universidade de Évora, sendo considerado de grande importância pelos peritos que o analisam.

5 de dezembro de 2009

Moçambique: Novo disco de Neyma Alfredo


Muita marrabenta no lançamento do disco de Neyma Alfredo

Num espectáculo ao vivo no Coconuts Live a cantora moçambicana Neyma Alfredo apresentou o seu mais recente trabalho, intitulado “Neyma: 10 anos”, e que comemora os 10 anos de carreira da artista descoberta num concurso musical juvenil de nome Fantasia.

A chuva que caiu na noite de sexta-feira justamente à hora marcada para o arranque do espectáculo, isto é as 22.30 Horas, quase comprometia o lançamento do sexto disco de Neyma, mas os fies admiradores da cantora mantiveram-se no local para deliciarem-se com a boa música da banda que acompanhou a cantora.

Mcel Mozambique Fashion Week: Lançamento da 5a edição



Mcel Mozambique Fashion Week: Lançamento da 5a edição

O Indy Village acolheu hoje, dia 04 de Dezembro, o lançamento da quinta edição do mcel Mozambique Fashion Week, a decorrer na Cidade de Maputo, entre os dias 7 e 12 de Dezembro.

Para marcar o início do evento que enaltece a moda moçambicaba e não só, vai cantar a jovem Dama do Bling. Recordar que ela é uma das compositoras inseridas no disco de doze faixas que será lançado durante a semana da moda.

Itália: Sorrindo contra Berlusconi



Sorrindo contra Berlusconi

Dois manifestantes da marcha contra o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, posam para os fotógrafos em Roma, Itália.

Foto@EPA/Guido Montani

Um 'demónio' chinês



Um 'demónio' chinês

Vários artistas preparam-se para participar num festival de 'ópera de Pequim', na região de Shenyang, no nordeste da China. A 'ópera de pequim' é um tipo de teatro tradicional na China que combina música, canto, dança, ginástica e mímica. Surgiu no final do século XVIII e está hoje a ser recuperada por grupos chineses, que não querem ver este tipo de arte cair no esquecimento.

Foto@EPA/Mark

3 de dezembro de 2009

Stevie Wonder é novo Mensageiro da Paz da ONU

Stevie Wonder é novo Mensageiro da Paz da ONU

O cantor e compositor americano Stevie Wonder está se juntando à prestigiosa lista de Mensageiros da Paz das Nações Unidas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, que ressaltou que o artista é admirado por milhões de pessoas.

A nomeação oficial só deve acontecer em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiências.

Poeta Virgílio de Lemos é um dos vultos do seu tempo


Poeta Virgílio de Lemos é um dos vultos do seu tempo
A antologia “A Invenção das Ilhas”, do poeta moçambicano Virgílio de Lemos e lançada recentemente em Maputo pela Escola Portuguesa de Moçambique, constitui um dos momentos altos da sessão solene de celebração dos dez anos de criação daquela entidade académica.
Herdeiro de uma linhagem de corsários da Ilha do Ibo, onde nasceu em 1929, Virgílio de Lemos é, segundo Eduardo Lourenço – incontornável pensador português do século XX –, um poeta de vulto de Moçambique, a par de José Craveirinha e Rui Knopfly. Também Luís Carlos Patraquim, um dos grandes poetas moçambicanos do período pós-independência, considera Virgílio de Lemos “o mais experimentalista dos poetas moçambicanos”, o que tornava imperiosa a edição de uma antologia da vasta e dispersa obra deste poeta tão desconhecido na sua própria terra. Por ocasião do seu oitavo aniversário do poeta, a Escola Portuguesa de Moçambique assumiu a tarefa.

2 de dezembro de 2009

Holanda: Campanha "Stop Aids Now"



Campanha "Stop Aids Now"
Activistas colocam cruzes brancas com laços vermelhos, no Museumplein, em Amesterdão, Holanda. O cemitério simbólico faz parte do início da Campanha "Stop Aids Now". O Dia Mundial da Sida é assinalado a 1 de Dezembro.

Foto@EPA/Robert Vos