26 de janeiro de 2010

Matola: Pedidos de chuva marcam abertura da época de Canhu



Província de Maputo


Pedidos de chuva marcam abertura da época de Canhu

Maputo (Canalmoz) - Foi aberta, no último Sábado, a época de Canhu a nível do Município da Matola numa cerimónia que decorreu no Bairro de Mulotane, nos arredores daquela urbe.
Populares ali residentes e outros oriundos de vários pontos das cidades de Maputo e Matola fizeram-se em massa ao local e protagonizaram espectáculos de exaltação dos antepassados, fazendo preces para que estes deixem a chuva cair e molhar as terras para a produção de comida.
De acordo com alguns populares, a falta de chuva vem originando algumas bolsas de fome na zona, e que por isso mesmo, caso a estiagem se prolongue, um elevado número de pessoas será castigado pela fome.
O evento foi dirigido pelo régulo de Mulotane, Mateus Mbompo Matsolo, e decorreu durante o dia até ao princípio da noite.
A ausência notória de representantes do Conselho Municipal de Maputo e do Governo da Província de Maputo, que alegadamente se encontravam num outro local onde decorria uma cerimónia idêntica, foi mal encarada pela população de Mulotane.
O régulo Mateus Matsolo, visivelmente emocionado, reconheceu a escolha do seu regulado como sede das cerimónias centrais de abertura da época de Canhu, a nível do Município da Matola, e assegurou que os antepassados vão responder aos pedidos de chuva dos seus súbditos.

(Bernardo Manhiça)
2010-01-26