28 de janeiro de 2010

Moçambique: Arranca Festival Marrabenta



Arranca Festival Marrabenta

As cidades de Maputo e Matola, os distritos de Marracuene, Chibuto e Chókwè, nas províncias de Maputo e Gaza, respectivamente, acolhem de hoje até 12 de Fevereiro próximo a terceira edição do Festival Marrabenta Moçambique/2010. Organizado pela Logarítimo, o festival vai juntar em vários palcos músicos conceituados da marrabenta e jovens aspirantes a músico, e que apreciam este ritmo popular.

Com efeito, segundo uma nota de imprensa em nosso poder, estão programados seis espectáculos musicais, cinco workshops e palestras sobre a origem do ritmo marrabenta.

Para dar início à festa da marrabenta está marcado para noite de hoje, um concerto musical a ter lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM). Velhas glórias e jovens vão partilhar o palco dando boas vindas ao maior festival da marrabenta, que tem o patrocínio da mcel e BCI.

Os workshops com temáticas Passado, Presente e Futuro da Marrabenta; História e Iniciação da Marrabenta; Bailarinos Profissionais e Amadores, corporizam a parte teórica do festival, permitindo a troca de conhecimentos sobre a marrabenta.

A Escola Nacional de Música, a Universidade Eduardo Mondlane, o Auditório Municipal da Matola, o Centro Cultural de Matalane e a Casa de Cultura do Alto-Maé são os locais onde vão decorrer as palestras.

À semelhança da edição anterior, está agendado o comboio da marrabenta, que vai partir de Maputo para marracuene (cerimónia de Gwaza Muthini), no dia 2 de Fevereiro. O comboio da Marrabenta irá permitir o convívio entre os artistas e apreciadores deste ritmo.

Maputo, Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2010:: Notícias