3 de fevereiro de 2010

Nações Unidas: Declarado Dia Internacional Nelson Mandela


Declarado Dia Internacional Nelson Mandela

As Nações Unidas declararam 18 de Julho como Dia Internacional Nelson Mandela, dedicado ao activismo, informou ontem a Fundação do primeiro Presidente negro da África do Sul distinguido com o Nobel da Paz em 1993.

Segundo um comunicado divulgado em Joanesburgo pela Fundação Nelson Mandela, a resolução foi aprovada por unanimidade terça-feira nas Nações Unidas e transforma a data de aniversário do ex-presidente, símbolo da luta contra o "apartheid", num dia internacional do activismo.

"O Dia de Mandela” é um dia internacional de acção humanitária para celebrar a vida de Mandela e o seu legado. Deve servir de capitalizador para que todas as pessoas compreendam que elas têm a capacidade de mudar o mundo com a sua acção", lê-se na resolução.

"Está nas nossas mãos criar um mundo melhor", afirma a Fundação citando Mandela, num comunicado em que agradece ao governo sul-africano os esforços para tornar possível esta resolução.

Mandela, segundo o texto, "passou 67 anos da sua vida activamente dedicado a promover e alcançar a mudança social", pelo que a Fundação apela para que, no Dia de Mandela, "as pessoas dediquem simbolicamente pelo menos 67 minutos do seu tempo a servir as suas comunidades da forma que entendam".

Maputo, Quinta-Feira, 12 de Novembro de 2009:: Notícias