26 de fevereiro de 2010

Portugal: Criado fundo de investimento em Moçambique


PORTUGAL

Criado fundo de investimento em Moçambique

Pretoria (Canalmoz) - O governo português aprovou ontem um Fundo de Apoio ao Investimento em Moçambique no valor de 124 milhões de dólares (91,5 milhões de euros). Em comunicado do Conselho de Ministros, o Governo de José Sócrates explica que aprovou a criação do fundo “dando cumprimento ao compromisso assumido pelo Estado português de apoio ao investimento em Moçambique, por parte de empresas portuguesas, ou com participação de empresas portuguesas”.
O objectivo é “ promover o financiamento de projectos de investimento e de parcerias estratégicas, designadamente nas áreas da energia, em especial das energias renováveis, do ambiente e das infra-estruturas, com respeito por critérios de sustentabilidade económica, financeira e ambiental”, explica a mesma fonte.
Presentemente, a economia portuguesa enfrenta graves problemas estruturais, traduzido no encerramento de empresas e no consequente aumento galopante da taxa do desemprego. A líder da oposição, Manuela Ferreira Leite, considera que Portugal está "rigorosamente no mesmo caminho" da situação da Grécia em termos económicos e que, se nada for feito, em dois anos poderá ficar em situação idêntica ou pior.
Falando durante uma conferência promovida pela Câmara de Comércio Luso Francesa, Ferreira Leite disse que “a verdade é que, não tendo nós os mesmos números da Grécia, estamos rigorosamente no mesmo caminho. E, portanto, a evolução do nosso endividamento, a evolução do nosso défice das contas públicas está exactamente no mesmo caminho que está a Grécia", declarou a presidente do PSD.

(Redacção / Jornal de Negócios Online)
2010-02-26