30 de janeiro de 2012

Universidade do Minho cria prémio nacional literário em Moçambique


Universidade do Minho cria prémio literário em Moçambique

A Universidade do Minho, através da Fundação Carlos Lloyd Braga, e a organização não-governamental portuguesa Karingana Wa Karingana acabam de criar um prémio nacional literário em Moçambique. O concurso tem apoio do Ministério da Educação daquele país africano e visa distinguir contos ou novelas inéditos de jovens pré-universitários. O júri é presidido pelo conceituado escritor Mia Couto.

O autor vencedor terá direito a uma bolsa de estudos de licenciatura por três anos na UMinho e as três melhores obras a concurso vão ser editadas em todos os países lusófonos, "com vasta cobertura e estímulo à sua leitura". O valor monetário do "Prémio Literário Karingana Wa Karingana/Universidade do Minho" torna-o um dos maiores prémios literários em Portugal.

Tem como grande objetivo fomentar a escrita criativa dos jovens e o uso do português enquanto língua de cultura e de enorme tradição literária, explica o presidente da Fundação Carlos Lloyd Braga, professor Luís Couto Gonçalves. As candidaturas estão abertas até maio para os alunos que terminaram a 12ª classe do ensino secundário em Moçambique no final de 2010 ou 2011. O júri anuncia o trabalho premiado em setembro, estando a entrega solene marcada para 17 de novembro de 2012, na UMinho.

Este prémio literário surge na sequência da doação recente de 140 mil livros às bibliotecas e escolas mais carenciadas de Moçambique. A campanha de recolha decorreu nos últimos meses em Portugal, na qual participou também a comunidade académica da UMinho. A campanha foi organizada a nível nacional pela Karingana Wa Karingana ("Era uma vez"), com apoio da Fundação Carlos Lloyd Braga, que é sua sócia fundadora.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt


UMinho,sexta-feira, 02-12-2011