Antigo ex-vice presidente do Congo
Jean-Pierre Bemba tinha 1,7 milhões de euros em conta no BPN
Praia - As autoridades cabo-verdianas estão a investigar, por suspeita de branqueamento de capitais, uma aplicação financeira de 1,7 milhões de euros realizada por Jean-Pierre Bemba numa dependência do Banco Português de Negócios (BPN) naquele país.
A descoberta da aplicação financeira do político congolês no BPN foi efectuada durante uma operação de arresto dos bens de Bemba, decretada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), noticia a edição de hoje do jornal «Público». Jean-Pierre Bemba, ex-vice-presidente da República Democrática do Congo, está actualmente detido à ordem do Tribunal Penal Internacional (TPI), acusado de ter cometido crimes contra a humanidade e cinco crimes de guerra.
A localização dos 1,7 milhões de euros foi feita durante as diligências realizadas pelas autoridades portuguesas para confiscar bens de Jean-Pierre Bemba, a pedido do TPI, de forma a ressarcir as vítimas presumivelmente provocadas pelas suas tropas em 2002-2003, acusação negada pelo arguido.
Para além da conta em Cabo Verde, as autoridades portuguesas localizaram mais outras duas contas no BPN, usadas por Jean-Pierre Bemba para pagamentos de despesas em Portugal e que eram abastecidas através de transferências provenientes da República Democrática do Congo.
Jornal de São Tomé e Príncipe, 30 de Julho de 2009