Parceria entre motor de buscas e publicidade online
Microsoft e Yahoo juntam-se para enfrentar o gigante Google
Washington - A Yahoo e a Microsoft assinaram uma parceria para tentar fazer frente à gigante Google unindo a tecnologia do motor de buscas com os recursos da publicidade online.
O acordo, que surge 18 meses depois da tentativa falhada da Microsoft para comprar a Yahoo será válido por 10 anos, pelo qual o Yahoo passa a adoptar a tecnologia de buscas da Microsoft, chamada Bing, e seu sistema de vendas de anúncios online.
A Microsoft fornece uma tecnologia de pesquisas que pretende ganhar quota de mercado e a Yahoo vai tirar partido da rede de anunciantes que tem vindo a explorar nos últimos tempos, com esta estratégia, pretendem tirar mercado do Google, que factura mais de 20 biliões de dólares por ano em publicidade na Web e tem 65 por cento do mercado de buscas nos EUA.
O acordo ainda terá que ser aprovado pelas autoridades reguladoras para garantir que não prejudique a concorrência ou ameace a privacidade das pessoas que usam os motores de busca. Durante o processo de aprovação, o acordo também deve receber oposição do Google, que desistiu de uma parceria em publicidade de buscas com o Yahoo no ano passado, depois de ser pressionado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Jornal de São Tomé e Príncipe, 30 de Julho de 2009