Moonwalk: a inspiração de Michael Jackson
A 25 de Março de 1983 Michael Jackson fez furor na gala da Motown. Actuando sozinho, ao som de Billie Jean, o músico fez pela primeira vez em público o célebre moonwalk - o tal passo em que se desliza para trás, dando a ilusão de se estar a andar para a frente. Este passo acabou por tornar-se a imagem de marca de Jackson, como bailarino, repetido em inúmeras apresentações ao vivo, imitado nas ruas de todo o mundo onde chegava a sua música e a vontade de imitar os seus dotes de dança.
Mas este movimento não foi inventado por Michael Jackson (que, aliás, nunca o reivindicou) e já tinha sido usado, anos antes de o músico nascer, por outros artistas. Os tempos eram outros - menos mediáticos, sem as sudiências gigantescas da televisão e da Motown - mas há que reconhecer também o papel do virtuosismo de Jackson, que deu um cunho muito próprio ao moonwalk, tornando-o porventura o mais suave passo entre todos os que surgiram associados ao street dance. A ilusão, nos pé de Michael Jackson, é perfeita.
E de onde vem, então, o moonwalk? Entre os percursores de Michael encontram-se nada mais, nada menos, que Marcel Marceau, David Bowie, James Brown e Jeffrey Daniel (dos Shalamar). A irmã de Michael, LaToya, atribuíu a este último a inspiração de Michael. Mas há até registo do bailarino de sapateado Bill Bailey a fazer um moonwalk.
07 de Julho de 2009