Reggae anima Coconuts
A discoteca Coconuts, em Maputo, não encheu – aliás esteve bem longe disso – para escutar os ritmos jamaicanos do Reggae na noite de ontem. O espectáculo, intitulado “Duas Mentes”, teve o palco dividido entre o moçambicano Ras Tony, líder da banda Maputo Land, e o famoso intérprete jamaicano Trevor Hall, conhecido por Ras Trevor.
Aliás, foi esta partilha que serviu de inspiração para o título. “Duas Mentes é uma iniciativa de troca de experiências entre dois artistas que se conheceram há mais de 20 anos, num concerto na Suazilândia”, recordou Ras Tony.
Uma das finalidades do concerto de ontem era aproximar o conhecimento do Reggae que se faz em Moçambique do que se faz na Jamaica, terra onde nasceu este estilo de música que tem como ícone o jamaicano Bob Marley.
O momento alto da noite foi a actuação de Trevor Hall que, apesar da idade, mostrou estar em grande forma, mexendo-se em palco como poucos. Depois de saudar em português a plateia, Hall mostrou-se extremamente satisfeito por actuar novamente em Moçambique – já o havia feito há 20 anos – afirmando que o Reggae moçambicano tinha feito muitos progressos nas últimas duas décadas.
Hall lembrou ainda que o Reggae, embora tenha despontado na América, teve origem em África “levado pelos escravos negros como uma forma de protesto.” Hall, sempre acompanhado por uma curta bengala e por um colorido boné de lã, cumpriu a promessa: o público, com a sua actuação, ficou a conhecer a essência do Reggae.
Cristóvão Araújo
Sapo MZ, 10 de Julho de 2009