Na cidade de Nampula
Três especialistas da Frelimo querem sequestrar Dhlakama
– denuncia Simão Buti, comandante da Renamo durante os dezasseis de guerra civil
“A Frelimo montou um comando aqui em Nampula, com pessoas vindas de Maputo, que tem como principal missão sequestrar o presidente Dhlakama no dia da grande manifestação popular em retaliação dos resultados eleitorais.” “Cuidado com estas Brincadeiras. A Renamo vai responder, mas responder bem. Nós lutámos com o grupo Chipande, eles nos conhecem bem e não estes miúdos da PIR (Polícia de Intervenção Rápida)”
Nampula (Canalmoz) - O então comandante das tropas da Renamo em Moçambique aquando da Guerra Civil que durou dezasseis anos, convocou uma conferência de imprensa, na manhã de ontem, na cidade de Nampula, para entre várias questões denunciar uma alegada operação de sequestro do seu líder Afonso Dhlakama, que estará, segundo ele, a ser preparada por três especialistas militares que se encontram em Nampula desde o passado dia vinte do corrente mês.
Simão Buti, é igualmente deputado da Assembleia da República pelo partido Renamo. “Nunca vimos movimentos de tantos agentes da Polícia de Intervenção Rápida, PIR, SISE e Polícia de Investigação Criminal aqui em Nampula”, disse Buti que acrescentou: “A Frelimo montou um comando aqui em Nampula com pessoas vindas de Maputo, que tem como principal missão sequestrar o presidente Dhlakama no dia da grande manifestação popular em retaliação dos resultados eleitorais”.
Buti tardou mas acabou por esclarecer que conhece na plenitude a estratégia que a Frelimo está-se preparando para sequestrar o seu carismático líder, Afonso Dhlakama.
“Eles querem usar gás lacrimogénio para sequestrar o nosso presidente”- disse Simão Buti. Depois apelou para que não se brinque desta maneira. “Cuidado com estas Brincadeiras. A Renamo vai responder, mas responder bem. Nós lutamos com o grupo Chipande, eles nos conhecem bem e não estes miúdos da PIR”, frisou Simão Buti.
Manifestação ainda sem data
Buti voltou depois a reiterar que o seu partido vai estar numa manifestação pública contra a “fraude eleitoral”, mas evitou dizer quando é que se vai realizar.
Instado a falar da data, o deputado Buti ficou aparentemente chateado com a imprensa, mas garantiu que “vai acontecer uma grande manifestação em todo o país”. “Quando não vos posso dizer”.
Saúde de Dhlakama
Na conferência de imprensa o deputado Buti foi solicitado para que se pronunciasse a respeito do estado de saúde do seu líder Afonso Dhlakama. Efusivamente limitou-se a afirmar que “o senhor presidente está bem de saúde”.
(Aunício da Silva)
2009-11-25