Brasil medalha Mia Couto
O Governo Brasileiro com endosso também da Embaixada do Brasil em Moçambique outorgou a Medalha de Mérito Cultural ao escritor moçambicano Mia Couto. Trata-se da mais alta condecoração na área da Cultura e Artes do Estado brasileiro.
O acto de entrega desta distinção terá lugar com a presença do escritor Mia Couto no próximo dia 25 der Novembro no Rio de Janeiro. Informações daquela cidade indicam que estará presente à cerimónia o Presidente Lula da Silva.
Mia Couto tem vindo a receber uma série de galardões de governos e instituições de vários países do mundo pela sua vasta obra de criação literária e cronística, que está traduzida em dezenas de idiomas do nosso planeta.
Tendo-se iniciado pela poesia, Mia Couto ganhou notoriedade logo a partir do seu livro de contos Vozes Anoitecidas, seguindo-se uma série de romances, de livros de crónicas, de literatura infantil de teatro de grande qualidade. Algumas das suas obras estão a ser aproveitadas para a produção de filmes.
Apostando numa criatividade linguística a partir de pressupostos fónico-rítmicos, lexicais e semânticos do Português oral de Moçambique, as obras de Mia Couto tiveram grande repercussão nos países de língua portuguesa, primeiro, e depois em vários países do mundo também pela temática abordada.
O galardão que agora o Governo brasileiro vai entregar a Mia Couto é também uma distinção especial à literatura moçambicana, uma homenagem à cultura do nosso país cuja dinâmica é notória.
Maputo, Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2009:: Notícias
19 de novembro de 2009
Brasil atribui Medalha de Mérito Cultural ao escritor Mia Couto
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Poetas e Escritores de Moçambique