África do Sul
Sindicatos apresentam ultimato a dirigente provincial para remodelar governo
Pretória (Canal de Moçambique) - O Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos (Cosatu) apresentou um ultimato à primeiro-ministro da Província do Cabo Ocidental, Helen Zille, para que proceda a uma remodelação do seu executivo, nomeando um novo elenco governativo que inclua mulheres. Um porta-voz do Cosatu disse que Zille devia igualmente apresentar desculpas às mulheres por ter demonstrado “falta de sensibilidade” em relação a elas.
Zille, que é líder do partido da oposição, a Aliança Democrática, venceu as eleições provinciais no Cabo Ocidental, e de imediato passou a ser alvo de uma campanha por parte de círculos afectos ao regime de Pretória, incluindo o ANC e o Cosatu. Estas duas organizações, conjuntamente com o Partido Comunista Sul-Africano (SACP) constituem a chamada Aliança Tripartida.
Para além do ultimato, o Cosatu recorreu a um tribunal da Cidade do Cabo, tendo inclusivamente ameaçado tomar medidas no “interesse do povo”.
Entretanto, a Associação dos Veteranos de Guerra MK, ligada ao ANC, apresentou um memorando de protesto contra a composição do elenco governativo de Hellen Zille, ameaçado tornar a província “ingovernável”.
Helen Zille apelou ao ANC para disciplinar os seus aliados. Aquando da sua nomeação para presidente do Concelho Executivo da Cidade do Cabo, Zille foi alvo de idêntica campanha por parte dos dirigentes do ANC a nível desta urbe, na sequência da derrota sofrida pelo partido dirigente sul-africano nas primeiras eleições autárquicas realizadas na África do Sul após o fim do regime do apartheid. Antiga jornalista do diário Rand Daily Mail, Hellen Zille militou contra o regime de segregação racial que vigorou na África do Sul até 1994.
(Redacção/SABC News)
2009-05-29