Festival Internacional de Publicidade de Maputo termina em apoteose
Encerrou ontem, com um jantar de gala, a 4ª Edição do Festival Internacional de Publicidade de Maputo. A cerimónia, realizada no complexo Indy Village, destinou-se à entrega dos prémios ‘Concha de Prata’ e ‘Concha de Ouro’, este último o mais importante do certame.
A agência Executive Center de Angola foi quem mais arrebatou o troféu ‘Concha de Ouro’ num total de nove, nas diversas categorias como Print, Outdoor, Rádio, TV Cinema, Campanha e Campanha Integrada, tendo em algumas delas conquistado mais do que um prémio, escapando-lhe apenas a categoria Internet, cujo troféu foi conquistado pela agência Djomba de Portugal.
A agência moçambicana Golo mostrou ser uma boa corredora de fundo tendo vencido a ‘Concha de Ouro’ na categoria de Campanha (TV) e Campanha Integrada com o título “Verdade em cada palavra”, onde anunciava o único periódico gratuito no país, o jornal @ Verdade.
À margem do evento, o Sapo MZ falou com Mário Ferro, presidente da AMEP (Associação Moçambicana de Agências de Publicidade). No momento do balanço Ferra realçou: “O festival está a ser um êxito.
Está a decorrer de uma forma magnífica e o sucesso não é só ditado pelos resultados mas sobretudo pelo interesse manifestado pelos parceiros, agências de publicidade e por outras entidades que nos apoiaram. O evento está a crescer de ano para ano e esperamos que o sonho seja totalmente concretizado em 2015 quando Maputo for a capital da publicidade em África. Este é o grande objectivo do festival.”
Sobre se a actual crise financeira terá afectado o evento, Ferro foi peremptório: “De maneira nenhuma, antes pelo contrário. Em termos de parcerias nunca tivemos tantas, isto significa que a tão badalada crise económico-financeira internacional não teve quaisquer reflexos no evento, antes pelo contrário porque as pessoas já entenderam que comunicar é crescer.”
À despedida Mário Ferro prometeu que a 5ª Edição será, na sequência do que vem acontecendo todos os anos, ainda melhor do que foi a 4ª. “Basta olharmos para o panorama da comunicação no país para observarmos o crescimento que se tem vindo a registar. Hoje existem muito mais órgãos de comunicação do que havia há meia dúzia de anos. Hoje existem quatro estações de televisão e a publicidade tem dado um importante contributo financeiro para que esses órgãos possam existir. E é ainda com a existência destes órgãos que se aprofunda a democracia se alarga o leque de liberdade de opinião e discussão. Penso que estamos no bom caminho.”
Cristóvão Araújo
Sapo MZ, 28 de Maio de 2009
28 de maio de 2009
Festival Internacional de Publicidade de Maputo termina em apoteose
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Destaque,
Festival,
Internacional,
Maputo,
Moçambique