Ilha de Moçambique palco de exposição de arqueologia
Uma exposição de Arqueologia vai exibir, no próximo mês de Junho no Museu de Marinha, na Ilha de Moçambique, província de Nampula, peças recolhidas no fundo do mar.
A exposição será inaugurada no dia 25 de Junho, data da celebração de mais um aniversário da Independência de Moçambique. As peças foram recolhidas numa parceria Arqueonautas e Património Internacional (Moçambique), segundo o Boletim “A Ilha - Património da Humanidade”, na sua edição de Março último.
Espera-se que nessa data seja também oficialmente inaugurado o Museu de Marinha, sendo ainda necessário concluir os trabalhos já agendados para arranjo das instalações.
Estas decisões foram tomadas no decorrer de um encontro entre o director nacional de Cultura, Domingos do Rosário, e o presidente do Conselho de Administração da Património Internacional SA, Jacinto Veloso.
Jacinto Veloso é General na reserva e autor do livro biográfico “Memórias em Voo Rasante”.
Espera-se que alguns objectos em prata e ouro, recuperados há algum tempo e até agora depositados no Banco de Moçambique, sejam exibidos na exposição.
Para o efeito, terão de ser criadas condições de segurança, segundo apurou a AIM.
Recorde-se que o mundo reflectiu no decurso da semana finda sobre o contributo dos museus no desenvolvimento sócio cultural, durante a passagem do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) que decorreu sob o lema “Museus e Turismo”.
Maputo, Segunda-Feira, 25 de Maio de 2009:: Notícias
25 de maio de 2009
Ilha de Moçambique palco de exposição de arqueologia
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Moçambique - Actualidade