Manuel Veiga: “Estou a transbordar de satisfação por este reconhecimento da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade”
Numa primeira reacção à declaração da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade, Manuel Veiga, ministro da Cultura de Cabo Verde, afirmou que está a “transbordar de satisfação por este reconhecimento”. “É uma vitória de todos os cabo-verdianos”, acrescentou o MC.
“Sempre disse que Cidade Velha era património mundial da humanidade, sobretudo por ter produzido essa sociedade nova que é a sociedade crioula. Faltava conseguir que o resto do mundo reconhecesse isso também”, declarou Manuel Veiga ao asemanaonline, ressalvando entretanto que ainda a comunicação oficial da Unesco não foi feita.
Ainda assim, Manuel Veiga agradece a todos os cabo-verdianos “nomeadamente à comunicação social, que fez um excelente trabalho”, e estrangeiros que se empenharam na campanha de apoio à Cidade Velha.
O reconhecimento da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade só será oficialmente comunicado no dia 30, mas o ministro da Cultura diz desde já que a vitória alcançada por Cabo Verde é resultado “de um profundo trabalho técnico e político e de um longo processo de lobbies junto de vários países”.
MV está também consciente de que a distinção de Cidade Velha como Património da Humanidade “traz-nos grande responsabilidade”. “Temos de fazer uma gestão criteriosa tanto em relação ao património físico como imaterial, fazendo um trabalho pedagógico para que as pessoas sejam os principais elementos de preservação do sítio, e melhorar a condição de vida das pessoas da Cidade Velha”.
A Semana, 26 de Junho de 2009