Moçambique no festival pan-africano de cultura
Moçambique vai participar no II Festival Pan-Africano de Argélia, evento que arranca a 5 deste mês e vai decorrer até ao próximo dia 20, no âmbito das relações de cooperação e solidariedade existentes entre o nosso país e a República Democrática e Popular da Argélia.
Para o efeito, Moçambique já se fez representar nas reuniões técnicas que visam a preparação do evento. O curador Evaristo Madume, estará presente nos países depositários das obras primas do Património da Humanidade. O acto terá lugar também na Argélia a 29 de Junho corrente.
Na mesma ocasião, segundo um comunicado do Ministério da Educação e Cultura enviado à nossa Redacção, foram enviados os objectos para a exposição de Moçambique. As mesmas são expressão máxima do nosso Património Cultural da Humanidade, designadamente o nyau e a timbila.
A reunião, avança o documento do Ministério da Educação e Cultura, é promovida pelos organizadores do festival, para estabelecer contactos com personalidades dos países participantes ligadas às artes e cultura, bem como tratar de aspectos logístico-organizacionais da Exposição do Património Mundial, “e garantir o sucesso deste grande evento africano”, destaca o comunicado daquele organismo governamental.
Moçambique será representado por uma delegação de 60 pessoas, integrando artistas, promotores culturais, jornalistas culturais e outros fazedores e dinamizadores da cultura do nosso país.
Um dos principais destaques na mostra moçambicana será a exposição dos objectos e a exibição do nyau e timbila, “Obras Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade”, declarados universalmente pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Para além deste destaque, a dança, música, cinema, artes visuais e artesanato irão transmitir as tradições e a beleza de Moçambique para o evento.
Maputo, Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009:: Notícias