Mais um prémio para Mia Couto
Premiado no Brasil pela Fundação de Literatura Infanto-Juvenil (FNLIJ).
O livro infantil “
O Gato e o Escuro”, do escritor moçambicano Mia Couto, foi premiado no Brasil pela Fundação de Literatura Infanto-Juvenil (FNLIJ).
Ao mesmo tempo, a prestigiada revista de assuntos pedagógicos “Crescer” elegeu o mesmo livro do autor moçambicano como um dos 30 melhores livros infantis publicados no Brasil no ano de 2008.
A edição do Salão Anual da FNLIJ consagrará, no próximo dia 17 do corrente mês, uma sessão de leitura deste texto ilustrado por Mariana Castanha e editado pela Companhia das Letras.
Recorde-se que o livro “
O Gato e o Escuro” é um dos dois únicos títulos que Mia Couto escreveu para crianças e foi publicado, pela primeira vez, pela Editora Ndjira, no ano 2002.
O outro livro, designado “
O Beijo da Palavrinha”, foi editado no Brasil pela editora Língua Geral.
O autor deslocar-se-á ao Brasil, no fim deste mês, para ser homenageado no Festival de Teatro de Língua Portuguesa que, na sua segunda edição, escolheu Couto como figura a ser destacada pela sua contribuição para o teatro nos países de língua portuguesa.
Mia Couto fará igualmente, nesse período, o lançamento do seu novo romance que, no Brasil, terá por título “
Antes do Nascer do Mundo”.
O mesmo livro será publicado brevemente aqui no país, em Angola e em Portugal, com o título de “
Jesusalém”.
Refira-se que, semana passada, mais um grupo, baseado na cidade de São Paulo, montou uma obra teatral de Couto com o título “
O Outro Pé da Sereia”.
Redacção
O País, Segunda, 15 Junho 2009