Filme sobre música de Cabo Verde exibido em Espanha
Praia, 23 de Jun. (Inforpress) O documentário 'Kontinuasom', que retrata a cultura cabo-verdiana, foi um dos filmes apresentados no Festival Cines del Sur que terminou sábado, 20 de Junho, em Granada, Espanha.
Segundo informa a Visão News, a obra, da autoria do cineasta espanhol Óscar Martíne, conta com participação de artistas cabo-verdianos como a bailarina Beti do grupo Raiz de Polón, e o músico Princesito.
Os músicos Cesária Évora, Tcheka e Mayra Andrade foram outros artistas crioulos de renome internacional que também tiveram participação nesse filme, segundo Visão News.
No enredo retratado no 'Kontinuasom', Beti assume o papel de uma bailarina que contracena com o artista Princesito, iniciando uma viagem para reunir os músicos mais tradicionais de Cabo Verde.
O cineasta Óscar Martine também relata no filme um dilema muito comum entre os ilhéus: “Os que saíram (emigraram) querem voltar e os que vivem no país querem partir”.
O filme, realizado em um ano e cuja duração é de 80 minutos, trata-se de uma combinação de um documentário e ficção, em que os protagonistas espelham a dança, o teatro, a gente, o folclore e a música do arquipélago.
As músicas apresentadas foram gravadas ao vivo.
Em declarações ao Visão News, o realizador da obra afirma que a música é um elemento de união muito forte para a identidade e raízes da sociedade cabo-verdiana. “Sempre que se reúnem fazem música e existe uma variedade de géneros superior ao que se encontra em Cuba”, disse.
'Kontinuasom' foi financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e foi um projecto desenvolvido pela ONG Associação Solidária Andaluza de Desenvolvimento, pela companhia de teatro de Granada, Animasur, e pela produtora cinematográfica Utopi.
IF
Inforpress/Fim, 23 de Junho de 2009