País está a desenvolver-se – Presidente da República, na mensagem aos moçambicanos pelo 25 de Junho
O Presidente da República, Armando Guebuza, afirmou ontem em mensagem ao país alusiva aos 34 anos da independência nacional, que Moçambique está a desenvolver-se, destacando o aumento das redes escolar e sanitária, de fontes de água, de mais localidades electrificadas e com acesso à telefonia móvel.
Deu também conta do crescente número de estradas reabilitadas e pontes construídas, enfatizando a conclusão das obras da ponte sobre o Rio Zambeze que ligará por via terrestre o sul, centro e norte do país.
Referiu-se, igualmente, ao facto do distrito estar a assumir as suas responsabilidades de pólo de desenvolvimento, facto impulsionado pela descentralização de competências e de recursos, humanos e financeiros.
“Todavia, mais do que as mudanças físicas que temos estado a protagonizar como Nação, apraz-nos registar que também cresce a nossa auto-estima e a nossa maior tomada de consciência de que esta é a nossa pátria, resgatada pelos obreiros da nossa nacionalidade, e cujo futuro depende daquilo que cada um de nós fizer e tem estado a fazer para o seu desenvolvimento”, frisou.
O estadista moçambicano reconheceu ainda o facto de existirem ainda casos de cidadãos nacionais que vivem em zonas cobertas pela rede de telefonia celular mas que não têm recursos para adquirir o aparelho que lhes permita usufruir das tecnologias de comunicação e informação, para além doutros que habitam em zonas onde certos serviços, como energia eléctrica estão disponíveis, mas dos quais eles não se beneficiam por falta de recursos financeiros.
“Estes exemplos demonstram que nenhum de nós, moçambicanos, está imune aos efeitos dolorosos e até frustrantes da pobreza. A Unidade Nacional, a cultura de paz e a democracia multipartidária, são importantes ingredientes para o célere sucesso nesta luta que travamos contra esse flagelo chamado pobreza. Persistamos que venceremos, como vencemos na luta pela conquista da nossa Independência Nacional e pelo resgate da Paz”, enfatizou.
Porém, o Presidente da República congratulou-se pelo facto de 34 anos depois da independência nacional continuar a cristalizar-se, em cada moçambicano, o sentimento de que valeu a pena ter-se lutado e persistido na luta, até à vitória final.
A este respeito, Armando Guebuza destacou a consolidação do sentido de auto-estima, de pátria “e de orgulho de sermos filhos desta Pátria de Heróis; desponta o sentimento de que Moçambique é nosso e de cada um de nós e que a nós cabe livrá-lo da pobreza; cresce, entre nós, a consciência de que devemos todos promover o bom nome desta Pérola do Índico, no concerto das nações, como terra de muita hospitalidade, oportunidades e potencialidades”.
Num outro excerto da mensagem, Armando Guebuza referiu-se também ao facto desta efeméride coincidir com as celebrações do Ano Eduardo Mondlane, apelando para que se continue a conceber e a diversificar as actividades em homenagem à vida e obra do Herói Nacional.
Destacou ainda a realização, a 28 de Outubro próximo, das eleições presidenciais, parlamentares e para as assembleias provinciais, exortando a todos para participarem em todos os processos que culminarão com o pleito, como forma de enriquecer o firmamento multipartidário em Moçambique .
Maputo, Quinta-Feira, 25 de Junho de 2009:: Notícias