Manga dja tchiga
No Brasil, dizem que são afrodisíacas. Na Índia, servem para fazer doces e chutneys. Em Cabo Verde, comem-se, principalmente, ao natural.
A época da manga já está a começar e já se pode encontrar no mercado da Praia esta fruta tropical. O preço ainda ronda os 50 escudos, mas com o aumento da produção esperado para os meses de Verão deverá baixar para 20 ou 30 escudos.
A manga que chega à capital cabo-verdiana é produzida na região da Cidade Velha (São Martinho Pequeno, entre outras localidades) e no interior (São Domingos). A época desta fruta acaba por volta de Setembro, quando o tempo começa a arrefecer.
Muito saborosa e aromática, a manga tem propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o envelhecimento celular. Tal como todas as frutas de cor vermelha ou laranja é fonte de beta-carotenos, composto que, segundo os cientistas, ajuda a prevenir certo tipo de cancros (o do colo do útero, por exemplo).
Os morangos enquadram-se na mesma categoria das mangas, e são também ricos em carotenóides, ou seja, bons para o coração e para a memória.
Este fruto, que para muitas pessoas simboliza a paixão, encontra-se à venda na Praia por 250 escudos, cada caixinha. É produzido na ilha do Fogo e no interior da ilha de Santiago.
14 de Abril de 2009