Dia Mundial da Terra
Fórum Terra defende a protecção de recursos
Nampula (Canal de Moçambique) - Assinalou-se ontem, 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra e ao nível da província de Nampula, as cerimónias tiveram lugar no distrito de Mecuburi, por deter uma floresta galeria que corre risco de desaparecer devido à acção humana.
De acordo com Luísa Hoffman, coordenadora do Fórum Terra, o distrito de Mecuburi detinha uma área de duzentos e cinquenta mil hectares de floresta galeria e actualmente apenas restam cinquenta mil. Os restantes hectares foram devastados pela acção humana.
Hoffman quanto ao que sobra da floresta galeria disse que este ano as comunidades foram chamadas a reflectir sobre o seu desaparecimento. Existe uma vasta gama de recursos, dentre o mel, florestais e faunísticos, entre outros, por um lado, por outro, a mesma floresta é um berçário para animais de grande porte e isso só por si exige que se comece a agir e a não continuar a permitir a destruição que já vai avançada.
Para a protecção dos recursos da terra ao nível de Nampula, o Fórum Terra tem vindo a formar fiscais comunitários com vista a pararem com a destruição do meio natural. O que foi feito causa já por si só e irremediavelmente nos próximos anos, enormes problemas ao meio ambiente.
No ano passado foram formados um total de trinta e seis fiscais, nos distritos de Mogovolas, Muecate, Mecuburi e Murrupula. Em 2007 foram formados vinte e dois fiscais no distrito de Murrupula.
Nas suas actividades de sensibilização, o Fórum Terra tem vindo a trabalhar com as comunidades locais apoiando-as na gestão de conflitos e criação de comités para a recepção dos 20% da exploração florestal e de combate a queimadas descontroladas.
(Aunicio da Silva), 2009-04-23
23 de abril de 2009
Província de Nampula: Fórum Terra defende a protecção de recursos
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Dia Mundial da Terra,
Intervenções,
Moçambique