Moçambique e Espanha cooperam na área da ciência
Moçambique e Espanha vão intensificar a cooperação na área da biotecnologiae recursos humanos, prontificando-se também o reino espanhol a apoiar a pesquisa sobre doenças infecciosas.
A promessa foi hoje deixada em Maputo pelo secretário de Estado do Ministério da Ciência e Inovação de Espanha, Carlos Alonso, que no âmbito de uma visita a Moçambique se reuniu com o ministro da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue.
Moçambique propôs um apoio espanhol na área da formação em ciências naturais, engenharias, ciências técnicas, agrárias e de saúde, envolvendo mestrados, doutoramentos e intercâmbio de professores, e cooperação na área da prospecção em biotecnologia, querendo ainda apoio para pesquisa de produção agrícola em zonas áridas.
O Governo de Maputo pediu ainda apoio para o Centro de Doenças Infecciosas e Transmissíveis, com o objectivo de introduzir novas tecnologias em ciências biomédicas, especialmente na área das doenças parasitárias.
“Espanha está de acordo em apoiar”, garantiu o secretário de Estado, acrescentando que a cooperação na área dos recursos humanos deve ser feita com base nas Universidades espanholas, mas também com os sete organismos públicos de investigação espanhóis.
LUSA, 06 Abril 2009