Namaacha acolhe segunda maior peregrinação
Maputo acolhe próximo sábado e domingo a segunda maior peregrinação, de acordo com o calendário das actividades pastorais da Igreja Católica: trata-se da peregrinação legionária ao Santuário de Nossa Senhora, Rainha da Paz e Família da Namaacha.
O evento criará para aquele município um movimento desusado esperando-se uma participação de milhares de crentes oriundos de diversas paróquias da Igreja Católica das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.
A Legião de Maria é um movimento de leigos da Igreja Católica a nível internacional vocacionada para a educação da mulher e da criança, na reza do terço e na realização de outros programas de caris social.
Em Namaacha a peregrinação será presidida pelo bispo imérito Dom Paulo, de Tete, em representação do arcebispo Francisco Chimoio, que se encontra actualmente em Roma.
Uma das advertências que os organizadores do evento dão aos automobilistas é a colocação de letreiros nas suas viaturas, com a inscrição peregrinação. O acto é justificado como sendo uma das formas de cooperar com a Polícia, que foi convidada para regular o tráfego.
A cerimónia de peregrinação da próxima semana foi antecedida por uma outra maior realização da Igreja Católica que foi a celebração dos 50 anos da Legião de Maria.
A legião foi criada na Munhuana há 50 anos por padres sacramentinos liderados pelo padre Martinho. A sua primeira sede esteve instalada no bairro Indígena, actual bairro da Munhuana.
Por esta realização, a arquidiocese de Maputo saúda a todos os cristãos e paroquianos da nossa querida arquidiocese, neste tempo sinodal em que todos, caminhando juntos e empenhados na construção de uma Igreja cada vez mais comprometida na glorificação de Deus e na fortificação da pessoa humana.
Maputo, Segunda-Feira, 12 de Outubro de 2009:: Notícias