Três portugueses escapam a linchamento em Sofala
Três cidadãos de nacionalidade portuguesa escaparam a um linchamento no domingo, na localidade de Xiluvo, distrito de Nhamatanda, província de Sofala.
Os referidos estrangeiros foram supostamente confundidos com traficantes de crianças, na sequência de um boato espalhado naquela região.
A acção, que felizmente não chegou a causar perda de vidas humanas, resultou na danificação da viatura em que se faziam transportar as três vítimas e no desaparecimento de vários bens.
Em conexão com o assunto, pelo menos seis jovens estão a contas com a Polícia.
Segundo apurámos, o caso começa quando dois portugueses, Cláudio Mac Donald e Joseph Mac Donald, por sinal pai e filho, respectivamente, estacionaram a sua viatura naquela localidade para visitar antigas terras e começaram a fazer perguntas na tentativa de encontrar uma pessoa conhecida. Cláudio Mac Donald contou que minutos depois, um grupo de pessoas aproximou-se deles, algumas de forma pacífica e outras de forma agressiva, perguntando o que pretendiam no local em causa. As vítimas explicaram as suas intenções, mas os ânimos por parte de alguns curiosos aumentaram e acusaram-nos de raptores de menores. “Mandaram-nos abrir as pastas e vasculharam sem, no entanto, apanhar nada suspeito. Afinal tinham outras intenções”, exclareceu Cláudio Donald, uma das vítimas que de seguida esclareceu que as mesmas pessoas começaram a saquear os seus bens agredindo, por outro lado, com socos, paus e pedras.
Para felicidade dos dois, por perto estavam dois membros de policiamento comunitário que com apoio de alguns populares conseguiram arrastar os suspeitos para um esconderijo improvisado, e pouco tempo depois chegou à Polícia.
O País, Quarta, 14 Outubro 2009 13:18 Redacção