Academia Sueca
Barack Obama vence Prémio Nobel da Paz de 2009
A Academia Sueca acaba de anunciar a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo impacto que teve na política internacional e pelos esforços na questão das armas nucleares
Segundo o Comité do Nobel, Obama recebeu o prémio «pelos seus extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e cooperação entre povos».
«Só raramente uma pessoa consegue, como fez Obama, capturar a atenção de todo o mundo e dar ao seu povo esperança para um futuro melhor», disse o Comité no seu anúncio.
«A sua diplomacia é fundada no conceito de que os que lideram o mundo devem fazê-lo com base nos valores partilhados pela maioria da população mundial».
O Comité afirmou ainda que atribui especial importância ao esforço de Obama em trabalhar por um mundo sem armas nucleares.
«Obama criou, enquanto presidente, um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral recuperou uma posição de destaque, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras entidades internacionais».
A Academia Sueca recebeu neste ano o número recorde de 205 nomeações para o Nobel da Paz.
SOL, 09 de Outubro de 2009