Angola: Vida e obra de Neto são tema de colóquio
O vice-ministro da cultura, Cornélio Calei, destacou ontem, em Luanda, o contributo do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, no processo de libertação de África.
Em conferência de imprensa realizada no Ministério da Cultura, Cornélio Calei anunciou a realização de um colóquio internacional sobre a vida e obra de Agostinho Neto, a realizar-se entre os dias 15 e 16 deste mês, no Palácio dos Congressos, no âmbito da Semana do Herói Nacional.
Participam na conferência políticos, académicos e personalidades que conviveram com o autor da obra “Sagrada Esperança”. Cornélio Calei revelou que o colóquio faz parte de um projecto do Ministério da Cultura que visa homenagear figuras de relevo do país. Adiantou que aborda as facetas de Agostinho Neto como humanista, político, guerrilheiro e intelectual, e o seu contributo para a independência de Angola.
A deputada Irene Neto, uma das filhas de Agostinho Neto, felicitou o Ministério da Cultura pela iniciativa, tendo defendido a valorização “dos filhos de Angola que deram o seu sangue, suor e lágrimas pela independência do país”. Apelou para um maior empenhamento do Governo, sociedade e universidades no sentido de dar a conhecer aos jovens os feitos de Agostinho Neto.
O colóquio inclui palestras de estudiosos da obra de Neto oriundos de Brasil, Portugal, Cabo Verde, Itália, Tanzânia e Cuba e depoimentos de seus contemporâneos. Vai ser também apresentada uma exposição fotográfica de Neto desde tenra idade até à sua morte.
TPA AO, 03 de Setembro de 2009
3 de setembro de 2009
Angola: Vida e obra de Neto são tema de colóquio
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Angola - Descolonização e Independência