Réplica da nau de Pedro Álvares Cabral pode ser visitada no Brasil
A réplica da nau capitânia da armada de Pedro Álvares Cabral devia ter sido uma das estrelas das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Alguns atrasos técnicos levaram a que a embarcação não fizesse o percurso previsto, de Salvador a Porto Seguro. Mas desde 2 de Setembro a nau pode ser visitada no cais do Centro Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro.
É uma cópia, feita a partir de fontes iconográficas do século XVI, de uma das 13 embarcações que constituíam a frota de Pedro Álvares Cabral na viagem de descobrimento - ou achamento, consoante os historiadores - do Brasil. A nau capitânia alberga agora uma exposição que pretende mostrar como era a vida a bordo nesta época.
Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa em Março de 1500, apenas meses depois de Vasco da Gama ter regressado da sua bem sucedida viagem de descobrimento do caminho marítimo para a Índia. Em Abril, Cabral chegou ao Brasil, a que deu o nome de Terra da Vera Cruz. Rapidamente confirmou que aquele território estava dentro da área de influência portuguesa, de acordo com os limites traçados no tratado de Tordesilhas, pelo que podia ser reclamado para a coroa portuguesa.
16 de Setembro de 2009