FACIM/2009: Houve grande procura de produção nacional
A quadraségima quinta edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM/2009), encerrou ontem, com a organização do evento, confiada ao Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX) e à Sociedade de Gestão de Exposições e Feiras (SOGEX), a realçarem que o certame caracterizou-se por uma grande procura por produtos nacionais. Em conferência de Imprensa para fazer o balanço preliminar da FACIM/2009, o presidente do conselho de administração do IPEX, João Macaringue, disse terem sido realizadas 23 bolsas de contacto em diferentes áreas de interesse, das quais 12 foram entre empresas nacionais e brasileiras cobrindo os sectores de construção civil, energias renováveis, agro-processamento, madeira e mobiliário, gestão informática, serviços, pescas e produção de rações.
Empresários italianos e moçambicanos também estabeleceram oito bolsas de contactos para a materialização de negócios nos domínios de agro-processamento; construção civil; madeira; mobiliário e energias renováveis. Já entre homens de negócios portugueses e moçambicanos foram estabelecidas três bolsas de contacto nas áreas de gestão informática e construção civil.
“Houve uma solicitação de 200 toneladas de feijão mascate de Manica para a África do Sul e de 10 toneladas de gergelim da mesma província para a Turquia”, disse João Macaringue.
O presidente do IPEX realçou ainda que houve uma grande demanda dos produtos expostos em todas as províncias, destacando o grande interesse, quer de cidadãos nacionais que visitaram a FACIM, quer de empresários estrangeiros. Os produtos mais procurados foram o polvo seco; ostras; lulas; gergelim, mármore; castanha de caju. Para a Zambézia, a procura foi pela madeira, arroz, carvão, doce de ananás, entre outros.
“Entre os expositores nacionais temos a destacar a solicitação inicial de 60 toneladas de semente de produtos agrícola de Manica para Niassa, bem como a assinatura de um acordo entre a IAP (Insumos e Agricultura e Pecuária) e a VETAGRO para a venda de sistemas de irrigação nos distritos de Cahora Bassa, Tsangano e Changara, em Tete”, afirmou.
A fonte destacou ainda a assinatura de dois memorandos de entendimento entre o IPEX e o AICEO de Portugal e entre o Instituto para a Promoção de Exportações com a sua congénere da Itália, com o objectivo de facilitar as trocas comerciais entre os respectivos países.
Dados referentes até ao último sábado indicam que menos 41 mil pessoas haviam visitado a FACIM/2009. Entretanto, o IPEX acredita que pelo menos 55 mil pessoas terão visitado o certame até ontem.
A FACIM 2009, que contou com a participação de 302 expositores nacionais foi a última realizada no actual recinto. A próxima edição será realizada no distrito de Marracuene, na província do Maputo, ocupando uma área de 24 mil metros quadrados totalmente cobertos e vai ter a particularidade de não só realizarmos a feira, mas também permitir a realização de jogos, espectáculos e grandes seminários.
Maputo, Segunda-Feira, 7 de Setembro de 2009:: Notícias