
31 de agosto de 2009
México: «Sombreros» juntos por um recorde!

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Destaque,
Internacional,
México
Em Portugal tal como em Moçambique: Crime ambiental em “Zona Protegida”


Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Denúncia,
Destaque,
Moçambique,
Portugal
30 de agosto de 2009
Autárquicas em Portugal: Mulher de 97 anos é candidata
29 de agosto de 2009
Frigenote (São Vicente) - Cabo Verde

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Cabo Verde - Culinária e Sabores
Gastronomia Tradicional Fula (Guiné-Bissau)

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Guiné-Bissau,
PALOPs,
Sabores
Frango Cafrial à Zambeziana (Moçambique)

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Moçambique,
PALOPs,
Sabores
Caril de caranguejo (Moçambique)

Junta-se a essa mistura um litro e meio de água a ferver e coa-se num pano para uma tigela 2 colheres de sopa bem cheias de pó de caril sal (a gosto) 1 colher de chá cheia de tamarindo. Modo de Preparar: Lava-se, limpa-se e parte-se o caranguejo. Numa panela juntam-se o tomate, a cebola, alho, louro, cravinho, gengibre e óleo. Põe-se tudo a refogar muito bem, juntamente com pequenas porções de água a ferver. Depois de cozido, junta-se a têmpera e um pouco de leite de coco. Deixa-se cozer muito bem a têmpera, acrescentando-se leite de coco sempre que necessário. Depois deita-se o caranguejo, e deixa-se ferver em lume brando, acrescentando-se o resto do leite de coco até ficar um molho grosso e bem apurado. Serve-se com arroz branco solto ou com arroz cozido em água do leite de coco.
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Sabores de Moçambique
Calulu (receita alternativa) - S. Tomé e Príncipe

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
PALOPs,
S.Tomé e Príncipe,
Sabores
Calulu de peixe (à moda de São Tomé)

Depois de cozidas, descascam-se e desfazem-se bem com um garfo.
É um óptimo acompanhamento para peixes.
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
PALOPs,
S.Tomé e Príncipe,
Sabores
Moçambique: “Dulcineia e o Cavaleiro dos Leões” no Teatro Avenida, em Maputo
Estarão envolvidos vários artistas desde músicos, bailarinos, técnicos de som e de luz, cenógrafos entre outros.
Os actores serão em número de 15. O espectáculo será realizado em castelhano e português, conectando as duas línguas e as duas culturas, espanhola e moçambicana, através da inclusão na obra de personagens típicos moçambicanos, instrumentos tradicionais dança e música moçambicana e espanhola. A entrada é livre.
Cristóvão Araújo
Sapo MZ, 28 de Agosto de 2009
Publicada por
MOZ
Cabo Verde: Ilha de São Nicolau acolhe fórum sobre os 278 anos da "Vila da Ribeira Brava"


Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Cabo Verde - Geografia e Natureza
Argentina: Mafalda homenageada com escultura em Buenos Aires

Publicada por
MOZ
28 de agosto de 2009
Portugal: A súplica de Inês de Castro

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Destaque,
Internacional,
Portugal
João Maria Tudela: Kanimambo
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
História,
João Maria Tudela,
Lourenço Marques,
Moçambique,
Portugal,
Videoclip
Natércia Barreto: Óculos de sol e Primavera do amor (1968)
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
História,
Lourenço Marques,
Moçambique,
Natércia Barreto,
Portugal,
Videoclip
Camarões à Laurentina (Moçambique)


Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Moçambique,
PALOPs,
Sabores
Banana caramelizada (Moçambique)

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Moçambique,
PALOPs,
Sabores
27 de agosto de 2009
Impacto em Júpiter (João Porto, 2009)

Publicada por
MOZ
Júpiter: um planeta gigante à vista de todos


Publicada por
MOZ
Marte não parecerá ter o tamanho da Lua (Rosa Doran, 2009)



Publicada por
MOZ
O mais longo eclipse solar do século XXI, mergulhou parte da Ásia na escuridão

Nesta imagem, divulgada pelo Observatório Nacional de Astronomia japonês, pode ver-se aquele que os cientistas dizem ser o eclipse total mais longo do séc. XXI. O Sol ficou totalmente encoberto pela Lua numa zona pouco habitada do Pacífico durante 6 minutos e 39 segundos, uma duração recorde que só virá a ser batida no ano de 2132.
EPA 22 Julho 2009
Publicada por
MOZ
Município de Maputo: David Simango analisa os 122 anos da cidade


Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Comemoração,
História,
Maputo,
Moçambique,
PALOPs,
Portugal
26 de agosto de 2009
Miss Angola 2009 é Nelsa Suraia Pombal Alves

Publicada por
MOZ
25 de agosto de 2009
Estados Unidos: Financiador de Hillary Clinton e Barack Obama detido por fraude


Publicada por
MOZ
Caldo de Peixe (Cabo Verde)

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Cabo Verde - Culinária e Sabores
Moçambique: Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vence jornadas de julgamento africano

Publicada por
MOZ
Moçambique: MDM denuncia tentativa de inviabilizar trabalho de Daviz Simango em Gaza
MDM denuncia tentativa de inviabilizar trabalho de Daviz Simango em Gaza
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), um partido da oposição recém-criado no país, convocou esta segunda-feira, em Maputo, a imprensa para denunciar a alegada tentativa de inviabilizar a visita do seu líder e candidato às presidenciais, Daviz Simango, à província meridional de Gaza.
A conferência de imprensa foi orientada pelo Porta-voz deste partido, José Manuel de Sousa, que, na ocasião, disse que quando o seu Presidente chegou à ponte de Xai-Xai deparou com um grupo de jovens aparentemente embriagados que tentaram impedi-lo de prosseguir a sua viagem.
Segundo Sousa, tais indivíduos são membros e simpatizantes da Frelimo, partido no poder, que goza de uma simpatia e popularidade absolutas na província de Gaza. Tais indivíduos faziam-se transportar em viaturas “da marca KIA com a chapa de matrícula MLI 76-39 pertencente ao Município de Xai-Xai, Mitsubishi MMF 21-00 e um Tata MLZ 93-25, ambas pertencentes ao partido Frelimo”. “Membros e simpatizantes da Frelimo têm estado a usar meios do Estado para inviabilizar o trabalho de Daviz Simango, nosso candidato às Presidenciais de 28 de Outubro próximo.
Estes jovens, alcoolizados, financiados por alguém, concentraram-se em Xai-Xai para telinforma 25.08.09 pag.5 inviabilizarem o projecto da visita de Daviz Simango”, revelou. Face a esta situação, Sousa pede a intervenção das autoridades policiais que têm a missão de velar pela segurança dos cidadãos. “Nós pedimos e apelamos a intervenção de quem de direito. Nós não queremos sangue.
Que as autoridades tomem a peito esta situação e assumam a defesa do cidadão para que possa fazer o seu trabalho sob protecção”, sublinhou. Sousa salientou que Daviz Simango esteve a visitar a cidade e província de Maputo, entre a Sexta-feira e Domingo, últimos, tendo contado com um forte aparato policial, tal como ocorre com outros cidadãos. Na mesma conferência de imprensa, o porta-voz do MDM revelou que a sua sede em Xai-Xai foi vandalisada por cidadãos desconhecidos, que na calada da noite atiraram uma botija de gás aberta e atearam fogo.
O MDM apresentou uma queixa na Primeira Esquadra de Xai-Xai contra cidadãos desconhecidos e a polícia está a fazer diligências no sentido de identificar os autores deste acto. “Esta é uma manifestação clara de que alguém estará a criar vandalismo que em nada engrandece a democracia que está a crescer no país. Mais uma vez solicitamos a polícia para criar condições efectivas para proteger os cidadãos”, apelou.
Sousa disse que há uma equipa a trabalhar no terreno para verificar os danos causados pelo fogo posto, mas já avança que não houve mortos e nem feridos. A visita de Davis Simango à província de Gaza ocorre logo após escalar a cidade e Província de Maputo, num périplo que o levará a percorrer todo o país. O objectivo deste périplo pelo país é manter contacto interpessoal com os moçambicanos para conhecer as suas dificuldades, bem como apresentar o MDM. Sousa referiu que o percurso de Daviz Simango pelo país deverá terminar poucos dias antes do início da campanha eleitoral, 13 de Setembro próximo.
Escrito por AIM Terça, 25 Agosto 2009
Publicada por
MOZ
Moçambique: Afonso Dhlakama diz que cidade da Beira está “abandonada”
Dhlakama diz que cidade da Beira está “abandonada”
O Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, considera que a cidade da Beira está, neste momento, completamente abandonada pelas respectivas autoridades camarárias, chegando a exalar cheiro nauseabundo em consequência de acumulação de lixo.
Falando Sábado último num comício que orientou no bairro da Munhava, na capital da província central de Sofala, Beira, Dhlakama indicou que as estradas estão cada vez mais esburacadas e o sistema de esgotos mais deteriorado. De acordo com este líder do considerado maior partido da oposição em Moçambique, Beira tem ainda falta de iluminação pública, para além de estar a registar recrudescimento da criminalidade.
No entender de Dhlakama, tudo isto se deve as frequentes ausências do edil da Beira, Davis Simango, agora preocupado com a sua candidatura a Presidência da República. Dhlakama considerou que a gestão do município da Beira foi exemplar no último mandato pelo facto de, nessa altura, Simango ter governado na base do programa da Renamo.
O matutino “Notícias” cita Dhlakama a dizer que “hoje continua a ser o mesmo Davis Simango, com a sua própria cabeça, barriga, braços e pés, mas a cidade da Beira voltou a ser uma lixeira com os munícipes a reclamarem falta de recolha de lixo e manutenção dos edifícios”.
Dhlakama acrescentou que a realidade deve ser dita e “não podemos apanhar boleia. Agora Beira já tem falta de respeito, com a Polícia Camarária a pontapear vendedores nas ruas e esquinas porque não é Governo da Renamo”. “Dhlakama já chegou e o problema acabou. A vossa presença neste comício renova a nossa confiança com a cidade da Beira e a província de Sofala em geral. Não se atrapalhem e não devem perder tempo a perseguir um aventureiro que infelizmente ainda é menor de idade para as lides políticas”, disse Dhlakama.
Escrito por AIM Terça, 25 Agosto 2009
Publicada por
MOZ
24 de agosto de 2009
Moçambique: Dhlakama “chama” Daviz Simango de maluco
Dhlakama “chama” Daviz Simango de maluco
Traidor, intriguista, mentiroso, confuso, ladrão, cobarde, demente são alguns dos adjectivos feios atribuídos a Daviz Simango
O Movimento Democrático de Moçambique, MDM, e o seu presidente, Daviz Simango, foram a tónica dominante dos discursos da liderança da Renamo, incluindo o seu líder, Afonso Dhlakama, no último sábado num comício popular realizado no populoso bairro da Munhava, na Beira que contou com uma considerável presença de membros e simpatizantes da Renamo.
Com efeito, Manuel Bissopo e Fernando Mbararano, delegados políticos do partido Renamo da cidade da Beira e província de Sofala, respectivamente atribuíram vários adjectivos pejorativos a Daviz Simango e a todos aqueles que lhe apoiaram desde que a sua candidatura foi preterida por Afonso Dhlakama, nas eleições autárquicas passadas até este momento.
Traidor, intriguista, mentiroso, confuso, ladrão, cobarde, demente são alguns dos adjectivos feios atribuídos a Daviz Simango e o MDM, Fernando Mbararano chegou a exibir um calendário com o símbolo da Renamo e no verso a face de Daviz Simango e dirigindo-se ao seu líder e a população disse: “Quando nós dizíamos que havia tentativa de golpe por parte do senhor Daviz Simango, ninguém nos acreditava. Eis a prova. Este calendário contém a foto do presidente do MDM e o símbolo do nosso partido e foi produzido antes dele ser afastado da corrida eleitoral e sem o consentimento da liderança do partido”.
Daviz Simango é maluco
Afonso Dhlakama socorreu-se de uma história de duas pessoas, uma das quais demente, neste caso Daviz Simango e a outra sã (ele), para desacreditar o presidente do partido dos “galos” e o MDM .
Dhlakama contou que vivia num certo bairro (cidade da Beira) um maluco sobejamente conhecido e que dado a sua inofensividade e simpatia era muito querido no seio da população.
Certo dia o maluco dirigiu-se à casa do secretário do bairro, que na altura estava a tomar banho. O demente em causa surpreendentemente apoderou-se de toda a roupa do secretário do bairro, incluindo a toalha de banho e pôs-se a correr.
O secretário do bairro, continuou Dhlakama, de imediato pôs-se a correr atrás do maluco completamente nu e os residentes e transeuntes puseram-se a rir.
Dhlakama perguntou: “quem é o mais maluco? O verdadeiro maluco ou o secretário do bairro?”
A população em uníssono respondeu: “o secretário do bairro”
Então, disse Dhlakama, aí está a moral da história: “eu sou o secretário do bairro e o maluco é o maluco. A roupa que o maluco roubou, são os nossos membros.
Só que eu, Afonso Dhlakama, não sairei a correr atrás da minha roupa. Eu tenho a minha história e a minha roupa voltará gradualmente, aliás ela já começou a voltar. Portanto, meus filhos não se atrapalhem que o papa Dhlakama não é maluco para sair a correr atrás de outro maluco. Continuarei a tomar banho sem preocupações e vocês façam o mesmo”.
O líder da Renamo considerou na altura do MDM de um partido pirata, pois segundo as suas palavras, o mesmo é composto por pessoas esfomeadas que a todo custo procuram roubar ao povo. Assim decidiram de forma inteligente organizar-se em grupo (MDM) e tentar à custa de votos comprados e enganadores chegar ao poder, como já o fizeram aqui na Beira para posteriormente “sacar” as nossas riquezas. Estejam atentos”.
O País, 24 de Agosto de 2009
Publicada por
MOZ
"Projecto Nova Era" no Auditório Municipal da Matola, dia 28 de Agosto

Publicada por
MOZ
Inglaterra: Miúdo de 6 anos é director de museu

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Destaque,
Inglaterra,
Internacional
Moçambique: LAM liga Tete a Johanesburgo, os voos farão escala na Beira, 3 vezes por semana

Publicada por
MOZ
Moçambique: Quelimane em acelerada degradação física e moral (Manuel de Araújo)
Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Moçambique - Actualidade
23 de agosto de 2009
22 de agosto de 2009
Moçambique: Nampula comemora hoje, o 53º aniversário de elevação à categoria de cidade





Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Comemoração,
História,
Moçambique,
Nampula,
PALOPs,
Portugal
21 de agosto de 2009
Portugal: Nancy Vieira foi a artista cabo-verdiana escolhida para actuar nas Festas do Barreiro de 2009

Publicada por
MOZ
Moçambique: Quelimane celebra hoje, o 67º aniversário de elevação à categoria de cidade



Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Comemoração,
História,
Moçambique,
PALOPs,
Portugal,
Quelimane
Pobres dos Nossos ricos (Canal de Opinião: por Mia Couto)

Publicada por
MOZ
Etiquetas:
Poetas e Escritores de Moçambique