S. Nicolau acolhe fórum sobre os 278 anos da Vila da Ribeira Brava
A capital histórica de S. Nicolau acolhe neste Sábado, 30, um fórum de dimensão nacional. O evento enquadra-se nas comemorações dos 278 anos da Vila da Ribeira Brava, declarada recentemente património nacional. Esta iniciativa parte da Câmara de Américo Nascimento e acontece durante todo o dia, entre às 9H30 e 14H30, na Biblioteca municipal. O fórum está estruturado numa série de quatro conferências e tem como desígnio «Vila da Ribeira Brava, 278 anos». Em debate estarão vários aspectos relacionados com a história, a paisagem, a cultura e o património construído da Ribeira Brava.
O encontro abre com o tema «Vila da Ribeira Brava – Passado, Presente e Futuro», a ser desenvolvido por António Correia e Silva, historiador e reitor da Universidade de Cabo Verde.
Já o docente da Uni-CV Lourenço Gomes dissertará sobre «A Preservação do Património Arquitectónico versus Desenvolvimento Urbanístico da Ribeira Brava».
Um outro tema a ser debatido tem a ver com «A Vila da Ribeira Brava – Património Nacional – Sua importância no desenvolvimento turístico e económico do Município da Ribeira Brava e da ilha de São Nicolau». Carlos Ferreira, director-geral do Desenvolvimento Turístico é o palestrante nesse painel que quer ir buscar ao passado as potencialidades para um presente e futuro sustentados.
O fórum fecha com uma conferência sobre o «Ordenamento Viário na Vila da Ribeira Brava: Que soluções?». Este item vai ser desenvolvido por Pedro Delgado, arquitecto e director-geral do Ordenamento do Território.
Esta jornada de reflexão promovida pela CMRB acontece pouco tempo depois de o governo, através de uma resolução do Conselho de Ministros, ter declarado a Vila da Ribeira Brava de S.Nicolau património nacional.
ADP
A Semana, 29 de Agosto de 2009