Autárquicas em Portugal: Mulher de 97 anos é candidata
Chama-se Teresa Santos Lopes, tem 97 anos e faz parte das listas a Assembleia da Freguesia de Vila Franca da Beira, em Oliveira do Hospital. Até então, é a mais velha candidata às eleições autárquicas que se realizam a 11 de Outubro.
Mas a presença da "jovem" Teresa não é um acaso. Perto de completar um século de vida, aceitou candidatar-se para apoiar o filho, António Lopes, número dois da Lista apresentada pelo Partido Socialista, para quem só tem palavras elogiosas:
"As pessoas não fazem como o António Lopes, que não anda aqui para ganhar dinheiro, nem para criar penacho, anda por humanidade ele não precisava de andar nesta vida", afirmou ao diário regional "As Beiras".
Assumindo-se como "muito politiqueira", tem uma visão de política de fazer inveja a muita gente: "não se pode ir para uma junta ou uma câmara a pensar que vão os outros trabalhar por nós, não pode ser uma brincadeira", disse D. Teresa, mãe de 8 filhos, e conta ainda com 20 netos, 32 bisnetos e um trineto.
O desemprego entre os jovens da Vila Franca da Beira e o estado da sua terra são alguns problemas que preocupam a D. Teresa que vai continuar a chamar a atenção para os problemas da terra. Até porque como disse, pode estar "muito doentinha e velhinha mas a língua ainda está boa".
Sapo MZ, 30 de Agosto de 2009