Mafalda homenageada com escultura em Buenos Aires
Mafalda, a pequena e contestatária personagem de banda desenhada criada por Quino, vai estar sentada num banco de jardim em Buenos Aires a partir de Domingo, 30 de Agosto. É uma homenagem ao seu autor, Joaquin Lavado (Quino), feita a uma escala humana, que permite a quem passa sentar-se e parar a olhar o mundo ao lado da pequena Mafalda.
Paul Irrgang, o autor da escultura, diz que a ideia inicial era fazer uma obra mais monumental, mas optou por uma escala diferente: "Senti que o espírito da personagem requeria uma coisa próxima, uma certa intimidade, um tamanho que convidasse as pessoas a abraçá-la, a tirar fotografias com ela". Assim, a Mafalda de Irrgang, cujos desenhos o próprio Quino pôde ver e comentar, tem o tamanho de uma menina real. Sentada num banco, traz um vestido verde, um laço na cabeça e as meias brancas descaídas sobre os sapatos pretos. A escultura de Mafalda vai ficar no bairro de San Telmo, em frente à casa onde viveu Quino. Já em 2005 tinha sido inaugurada em Buenos Aires uma Praça Mafalda, com parque infantil temático.
Mafalda - que adora os Beatles e odeia sopa - surgiu em 1964. Era inicialmente um projecto pensado para o jornal Clarín, mas acabou por sair em outras publicações. Mais tarde, ganhou vida e sucesso mundial por si mesma, na companhia de outras personagens - a família e os seus amigos mais próximos - ao longo de páginas por onde passavam críticas políticas e sociais e preocupações com a situação do mundo. Foi traduzida em 20 línguas. Quino deixou de criar novas tiras da Mafalda em 1973, mas os livros mantiveram-se um sucesso.
Imagem: EPA/LEO LA VALLE
28 de Agosto de 2009