Jacob Zuma amanhã em Angola
O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, chega amanhã a Luanda, para uma visita de dois dias a Angola, a primeira como Chefe de Estado, desde que foi eleito, em 9 de Maio, confirmou, ontem, o ministro junto da Presidência sul-africana.
Collins Chabene falava no final de uma audiência com o Primeiro-Ministro, António Paulo Kassoma. Acompanhado do embaixador sul-africano em Angola, Themba Kubheka, Collins Chabane foi à Cidade Alta tratar dos preparativos da visita de Jacob Zuma.
“Vim a Luanda para tratar dos preparativos da visita do Presidente Zuma, que chega no dia 19, quarta-feira”, disse. Collins Chabane frisou que a visita de Jacob Zuma vai reforçar a cooperação entre Angola e a África do Sul no domínio económico e lançar as bases para uma cooperação económica mais estreita entre os dois países.
A importância da visita, referiu, traduz-se pelo número de ministros e empresários que vão integrar a delegação presidencial. “O número de delegados da parte ministerial e empresarial fala por si. Penso que, reforçando a cooperação entre os dois países, estamos a unir os dois povos, que têm estado um pouco distante nos últimos tempos”, disse Collins Chabane, acrescentando que o principal objectivo da vinda de Jacob Zuma a Angola é elevar as relações comerciais para “níveis muito altos”.
Presidente do Parlamento recebe enviado de Zuma
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, abordou, ontem também, em Luanda, com Collins Chabane, a preparação da visita a Angola do presidente Jacob Zuma.
No final do encontro, Collins Chabane disse ter recebido garantias do presidente da Assembleia que os preparativos decorrem a “bom ritmo”. O ministro sul-africano manifestou a sua satisfação pelos trabalhos que estão a ser realizados em torno da visita, que acontece amanhã.
Jornal de Angola, 18 de Agosto de 2009