Cabo Verde/Música
25º Festival Baía das Gatas 2009
A ilha de São Vicente acolhe, de 07 a 09 de Agosto, as "bodas de prata" do Festival de Música da Baía das Gatas, este ano sob o signo da "interculturalidade" e com Cesária Évora como "cabeça de cartaz".
Durante três dias, passarão pelo palco vários músicos, na sua maioria cabo-verdianos, mas também do Brasil, Itália, Antilhas e Jamaica, além de Portugal.
O certame contará também com Nancy Vieira - com o projecto "Cantar Cabo Verde" com artistas locais e da diáspora como Constantino Cardoso, Gardénia Benrós, Sãozinha Fonseca, Naldina Fortes e Vlú, entre outros -, The Kings, Splash, Tam Tam 2000 e o grupo de hip-hop Coligação Font Flip Unid.
Do estrangeiro virão os grupos Só para Contrariar (Brasil), Mattew Lee (rock, de Itália), Face a Face (zouk, das Antilhas), Yury da Cunha e Anthony B (reggae, da Jamaica).
O vereador da Cultura da Câmara Municipal de São Vicente, Humberto Lélis, garantiu que já está tudo a postos para o festival, faltando apenas alguns "pormenores de logística" para que o certame conte com qualidade artística e com um som de elevado potencial.
"O novo palco já recebeu a estrutura metálica que vai suportar a cobertura, estão confirmadas as presenças de todos os artistas convidados, assinados os contratos para a prestação dos serviços de som, a cargo da empresa 'Marius Productions', e de iluminação", explicou Lélis.
O novo palco, ainda em construção, mas já preparado para o Festival, oferece melhores condições, pois se localiza numa zona permite que se veja, de qualquer ponto da enseada, tudo o que ali se passa.
A infra-estrutura, acrescentou, terá outras valências e pode funcionar, quando estiver concluído, como espaço de convívio e mesmo como residencial durante o ano inteiro.
A nova infra-estrutura, que só ficará concluída no próximo ano, comporta seis camarins, restaurante, sala de conferências, sala de imprensa, armazém e sanitários, mas para esta edição do festival "estão garantidas as condições mínimas", com a conclusão da sala de imprensa e de dois camarins.
Diário de Notícias, 30 de Julho de 2009