MDM denuncia tentativa de inviabilizar trabalho de Daviz Simango em Gaza
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), um partido da oposição recém-criado no país, convocou esta segunda-feira, em Maputo, a imprensa para denunciar a alegada tentativa de inviabilizar a visita do seu líder e candidato às presidenciais, Daviz Simango, à província meridional de Gaza.
A conferência de imprensa foi orientada pelo Porta-voz deste partido, José Manuel de Sousa, que, na ocasião, disse que quando o seu Presidente chegou à ponte de Xai-Xai deparou com um grupo de jovens aparentemente embriagados que tentaram impedi-lo de prosseguir a sua viagem.
Segundo Sousa, tais indivíduos são membros e simpatizantes da Frelimo, partido no poder, que goza de uma simpatia e popularidade absolutas na província de Gaza. Tais indivíduos faziam-se transportar em viaturas “da marca KIA com a chapa de matrícula MLI 76-39 pertencente ao Município de Xai-Xai, Mitsubishi MMF 21-00 e um Tata MLZ 93-25, ambas pertencentes ao partido Frelimo”. “Membros e simpatizantes da Frelimo têm estado a usar meios do Estado para inviabilizar o trabalho de Daviz Simango, nosso candidato às Presidenciais de 28 de Outubro próximo.
Estes jovens, alcoolizados, financiados por alguém, concentraram-se em Xai-Xai para telinforma 25.08.09 pag.5 inviabilizarem o projecto da visita de Daviz Simango”, revelou. Face a esta situação, Sousa pede a intervenção das autoridades policiais que têm a missão de velar pela segurança dos cidadãos. “Nós pedimos e apelamos a intervenção de quem de direito. Nós não queremos sangue.
Que as autoridades tomem a peito esta situação e assumam a defesa do cidadão para que possa fazer o seu trabalho sob protecção”, sublinhou. Sousa salientou que Daviz Simango esteve a visitar a cidade e província de Maputo, entre a Sexta-feira e Domingo, últimos, tendo contado com um forte aparato policial, tal como ocorre com outros cidadãos. Na mesma conferência de imprensa, o porta-voz do MDM revelou que a sua sede em Xai-Xai foi vandalisada por cidadãos desconhecidos, que na calada da noite atiraram uma botija de gás aberta e atearam fogo.
O MDM apresentou uma queixa na Primeira Esquadra de Xai-Xai contra cidadãos desconhecidos e a polícia está a fazer diligências no sentido de identificar os autores deste acto. “Esta é uma manifestação clara de que alguém estará a criar vandalismo que em nada engrandece a democracia que está a crescer no país. Mais uma vez solicitamos a polícia para criar condições efectivas para proteger os cidadãos”, apelou.
Sousa disse que há uma equipa a trabalhar no terreno para verificar os danos causados pelo fogo posto, mas já avança que não houve mortos e nem feridos. A visita de Davis Simango à província de Gaza ocorre logo após escalar a cidade e Província de Maputo, num périplo que o levará a percorrer todo o país. O objectivo deste périplo pelo país é manter contacto interpessoal com os moçambicanos para conhecer as suas dificuldades, bem como apresentar o MDM. Sousa referiu que o percurso de Daviz Simango pelo país deverá terminar poucos dias antes do início da campanha eleitoral, 13 de Setembro próximo.
Escrito por AIM Terça, 25 Agosto 2009