Cabo Verde de luto: Morreu o músico Biús
O conhecido cantor e compositor Biús morreu, hoje, pelas 11h50, no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde se encontrava internado, já há alguns dias. De acordo com informações recolhidas pela RCV, Biús terá falecido em consequência de problemas hepáticos, de que padecia, nos últimos tempos. A mesma rádio adiantou que a situação clínica do músico mindelense era reservada e que o mesmo se encontrava internado na unidade dos cuidados intensivos.
Aos 44 anos, Biús era dos compositores/intérpretes mais queridos da música de Cabo Verde, sendo presença habitual nos palcos de Mindelo, Festival Baía das Gatas (iria participar nesta edição de 2009), da Praia, de Lisboa, EUA e Holanda. Em declarações à RCV, Voginha, seu parente e companheiro das lides musicais, afirmou-se "consternado pela notícia", pois que Biús, na sua opinião, "tinha ainda muito para dar à música". O guitarrista recorda que o último trabalho discográfico de Biús, "Dia e Not" é de uma "sonoridade fora-de-série" e que veio confirmar Biús como "um grande artista".
Outro dos companheiros, o compositor Bau, relembrou como Biús conseguia "pôr toda a gente bem-disposta como ninguém. " E recordou os tempos em que começaram a dar os primeiros passos na música no grupo Os Gaiatos, no Bar Katém, na companhia de Voginha, Tito paris, Jean-Pierre. "Toda a gente gostava dele", afirma, "Biús era uma pessoa extraordinária".
Natural de São Vicente, e depois dos pequenos agrupamentos de bairro, como os "Jovens Unidos" Biús fez parte dos Gaiatos, tendo depois emigrado com a mãe para os Estados Unidos. Aqui teve uma experiência bem sucedida nos Jam Band, ao lado de músicos como o baixista Jim Job e Jorge Silva. Com a regresso a Cabo Verde, Biús enveredou por uma bem carreira a solo de sucesso, com os CD Más um Coladera (1997) e Dia e Nôt (1999), entre outras participações em CD de variados artistas. Um terceiro CD, com a produção de Kim Alves, deveria sair para breve.
Sapo CV, 5 de Agosto de 2009