10 de junho de 2011

Ex-combatentes criam comissão para negociar com Governo português


Moçambique: Ex-combatentes criam comissão para negociar com Governo português

Chimoio, Moçambique, 09 jun (Lusa) - Ex-combatentes moçambicanos integrados no exército colonial português criaram esta semana a comissão de negociação para mediar o diálogo com Lisboa sobre o pagamento das suas pensões de reforma, disse hoje à Lusa fonte do grupo.

Francisco Malenda, um dos ex-militares, disse que o grupo, que ameaça manifestar-se em frente ao consulado português, decidiu criar a comissão para mediar "a clivagem" com as autoridades portuguesas, que "não cumpriram com o início de pagamento de pensões de reforma prometidas desde 2004".
"Reunimo-nos para criar a comissão de negociação com as autoridades portuguesas, enquanto esperamos a burocracia dos pedidos de realização da manifestação dos 200 membros do grupo", disse à Lusa Malenda, sem avançar a data da manifestação.

Estes ex-combatentes, que aguardam o pagamento das suas pensões há sete anos, que já está "esgotada a paciência".

Em Moçambique calcula-se que estejam recenseados milhares de ex-combatentes, que segundo Malenda "encontram-se numa situação de desespero".

Ainda de acordo com a fonte, o Governo português fez várias promessas sobre o pagamento das pensões de sangue e invalidez, além da reintegração os ex-combatentes na vida civil após a independência de Moçambique em 1975, "mas nada nestes 36 anos" foi concretizado.

"Esperamos que desta vez consigamos ter os valores, que são justos, pelo empenho depois duma longa luta armada, em que derramámos sangue em defesa da bandeira de Portugal", referiu Francisco Malenda.

O recenseamento dos ex-combatentes decorreu em 2002 no país.

AYAC.
Lusa/Fim, 09 de Junho de 2011