23 de julho de 2012

Porto: Painel de Malangatana no Hospital de São João


O pintor moçambicano fez em 2006 uma pintura para decorar o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da instituição

O Hospital de São João, no Porto, vai passar a ter uma nova obra de arte nas suas instalações, a acrescentar às muitas que já aí se encontram. Trata-se de um painel do pintor moçambicano já desaparecido Malangatana (1936-2011), que doi desenhado expressamente para decorar uma parede do Serviço de Psiquiatria do hospital, num gesto de agradecimento pela formação dos jovens médicos e psiquiatras daquele país africano.

Malangatana, o mais conhecido artista do seu país, executou o painel em 2006, de pois de uma visita ao hospital no ano anterior. A obra - a preto e branco e com a dimensão de 5x2,7 metros - ficou depositada na Faculdade de Belas Artes, e chega agora finalmente ao lugar para que foi destinada, já depois da morte do pintor - que qconteceu no dia 5 de Janeiro do ano passado, no Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos.

Malangatana vai ser evocado no momento da inauguração do painel pelo pintor e professor da Faculdade de Belas Artes José Paiva, que através da Cooperativa Gesto tem desenvolvido acções de intercâmbio e solidariedade com Moçambique.

A sessão realizar-se-á no final de mais um momento do programa que está a assinalar os 50 anos do Serviço de Psiquiatria do Hospital de São João. Terá por tema Saúde mental nos países de língua portuguesa e contará com intervenções de responsáveis do São João e tanbém da ex-aluna do hospital Lídia Gouveia, actual coordenadora do programa nacional de saúde mental de Moçambique.

Sérgio C. Andrade

Público, 27 de Junho de 2012