22 de maio de 2016

Angola: Banana do Culango a Caminho da Europa



Um navio com o primeiro lote de 17 toneladas de banana parte hoje do Porto do Lobito, em Benguela, com destino a Portugal, 42 anos depois da última exportação desse produto de Angola para a Europa.

Até ontem estava em curso o carregamento do navio italiano “Santa Francesca”, que entra assim para a história das exportações angolanas e do também conhecido negócio do “ouro verde”, ao transportar banana do Culango para o velho continente.

A notícia foi avançada pela Rádio Nacional de Angola, que ouviu o responsável da Fazenda Agro-Industrial Bacilin sobre o processo de retoma das exportações de banana a partir do Culango, que é uma região tradicional. 

Eduardo Rodrigues garantiu que tem tudo organizado e que depois das inspecções e certificações de qualidade efectuadas quer a nível da direcção local da Agricultura, quer no destino, tudo está a postos para a primeira exportação de banana de Angola para a Europa.


“Eles já cá vieram ver. Também já mandamos para o mercado português algumas pencas que foram analisadas e a banana está em condições. Ela vai verde e em caixas de cartão. Embalada como se faz hoje na América Latina. Toda a banana que vai para a Europa a partir da América Latina é da maneira que vamos fazer a nossa”, disse Eduardo Rodrigues.

No terreno, os trabalhadores da Fazenda Agro-Industrial Bacilin esforçam-se para que nada falhe. A jovem Margarida Colivela é a expressão da alegria, primeiro, como disse, por a banana que vai para Portugal ser também o resultado do seu trabalho e de outros jovens angolanos a trabalhar na fazenda.

“Fico feliz por contribuir tanto para a empresa como para o desenvolvimento do meu país. Porque esta empresa veio de certa forma atenuar o índice de desemprego na juventude. Fico feliz por ter tido a sorte de trabalhar cá em algo de que gosto”, declarou.

A banana produzida no Culango é hoje uma das principais fontes de recursos para muitas famílias, que comercializam a fruta nos mercados de Luanda e Cuanza Sul. “Os que mais compram a banana do Culango são os que saem de Luanda-Lobito. Todos estão a comprar aqui”, disse um jovem comerciante à Rádio Lobito.

Iniciativas empresariais como a Fazenda Agro-Industrial Bacilin são bem-vindas para o Governo que promete dar “todo o apoio possível” para que tenha êxito, principalmente no desafio de revitalizar a produção de banana. “A banana já chega com facilidade às nossas mesas, o que falta agora é tornar conhecidas essas iniciativas, promovê-las porque hoje não é só o facto de estar a exportar esse produto. É que nessa fazenda também se produz licor a partir da banana. E isso é de assinalar”, disse o director provincial da Agricultura, Fernando Assis.

Angola volta a exportar banana para a Europa a partir de Benguela 42 anos depois. O país já chegou a produzir 160 mil toneladas por ano ano, com a província de Benguela a liderar o ranking nacional.


Jornal de Angola, 22 de Maio de 2016