8 de setembro de 2011

Universidade Eduardo Mondlane aposta na produção sustentável de biodiesel


UEM aposta na produção sustentável de biodiesel

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) lançou oficialmente segunda-feira passada, o projecto de investigação sobre a produção sustentável de biodiesel a partir de jatropha.

Trata-se de uma acção financiada pela “Japonese International Cooperation Agency (JICA)” e pela “Japonese Science and Tecnology” que é implementado no âmbito de um acordo para o efeito assinado entre os governos de Moçambique e do Japão e que envolve a UEM e quatro universidades japonesas.
Falando na cerimónia de lançamento do projecto, o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, referiu-se à importância da iniciativa afirmando que num país com o ritmo de desenvolvimento que se verifica actualmente, uma instituição como a sua deverá sempre acompanhar esse desenvolvimento, através de uma actuação proactiva, para a resolução dos problemas mais prementes do momento.

“Só desta forma a nossa investigação será considerada relevante e atrairá parceiros tanto públicos, privados e da sociedade em geral”, disse.

Segundo explicou, “o projecto que hoje lançamos surge nessa perspectiva, pois é actual, relevante, contribuirá significativamente para o progresso do nosso país e enquadra-se nas políticas do Governo, na área de energia”.

Afirmou igualmente que a produção de biocombustíveis a partir de culturas, sejam elas alimentares ou não, é assunto alvo de acesos debates, muitas vezes inconclusivas.

“É função de uma universidade participar desses debates, mesmo que nem sempre chegue a uma conclusão, mas o potencial de especialistas existentes naquela instituição do Ensino Superior, por sinal a maior e mais antiga do país, permite a manutenção de um debate aberto, salutar e multidisciplinar”.

Quilambo indicou que a produção de biocombustível faz parte das políticas do Governo e que as universidades devem estar sempre aliadas aos respectivos governos, para rápida implementação dos seus programas e assim induzir ao almejado rápido desenvolvimento.

Por seu turno, o Embaixador do Japão em Moçambique, Susumo Segawa, afirmou estar convencido dos bons resultados que advirão do projecto.

Notícias: Maputo, Quinta-Feira, 8 de Setembro de 2011