15 de dezembro de 2012

Turismo na Região de João Belo (Ano 1965)



Para quem viaja por estrada, a cerca de 188 quilómetros de Lourenço Marques fica o primeiro centro de veraneio, S. Martinho do Bilene que hoje, graças a ousadas iniciativas, já constitui uma estância de turismo com projecção internacional. O seu grande atractivo é uma longa praia formada pela Lagoa Uembje, de água salgada, com cerca de 25 quilómetros, que está ligada ao Índico por um canal.

A praia é baixa, sem o mínimo perigo para as crianças. O peixe que abunda nas suas águas leva os pescadores desportivos a atraentes jornadas de barco pela calma lagoa. Nos últimos anos foram construídas no Bilene muitas moradias para férias de residentes na capital de Moçambique. Os CTT, considerando as características da praia, ergueram uma “colónia de férias” que serve os filhos dos seus funcionários de todos os pontos da Província, em turnos que funcionam a partir do encerramento das aulas. Os Caminhos de Ferro de Moçambique, através do Clube Ferroviário, também dispõem de um conjunto de moradias, hangar de barcos de recreio e um restaurante.

Quem vem de longe, encontra no Bilene pousadas e organizações que alugam tendas e barcos mesmo junto das margens. Merece especial referência um excelente parque de turismo – sem dúvida o melhor e o mais completo da Província – o “Parque Flores”, possuidor dos melhores requisitos, tais como um motel, parque para “camping” para atrelados e tendas, ancoradouro privativo, cinema ao ar livre e até mesmo um excelente restaurante “self-service” e muitas outras coisas mais… incluindo organização.

A crescente importância turística de S. Martinho do Bilene levou o Governo o determinar a construção ali de um aeroporto.

A uma escassa dezena de quilómetros da cidade de João Belo, rodados num asfalto da mais moderna técnica de estradas, fica a praia de Sepúlveda, tradicional e internacionalmente conhecida por Xai-Xai. A estrada termina numa encosta de exuberante vegetação que quase esconde as belas vivendas. Depois, surge a beleza azul do Índico, beijando um areal branco e macio. Uma linha de rochas e coral, a cerca de uma centena de metros da praia transforma o local numa original piscina sem medidas, numa defesa natural contra tubarões, agora reforçada com uma rede a garantir ainda mais a segurança do banhista.

Existe na Praia Sepúlveda uma juvenil “colónia de férias” da Mocidade Portuguesa. As centenas de turistas que vêm da África do Sul e da Rodésia dispõem de dois excelentes hotéris, um dos quais se debruça sobre o desfazer das ondas.

Também muito próxima de João Belo, a Barra do Limpopo é uma zona de pesca privilegiada. Além de uma abundância extraordinária de corvinas, serras e muitas outras espécies, ao largo encontra-se com facilidade o marlin, o peixe dos campeões. O Clube de Pesca de João Belo possui ali um pequeno abrigo, dispondo de barcos para os seus sócios. Mas os turistas da África do Sul e da Rodésia, que em grande número visitam aquela região, também não são esquecidos pois estão sendo construídos rondáveis e outras instalações para os acolher convenientemente.

A cerca de 22 quilómetros, João Belo oferece outra bela praia no Chongoene, que dispões de um hotel, beijado quase pelas ondas do Índico e que sem receio pode ser considerado o mais moderno e audacioso das Províncias. Aqui também nesta praia, uma linha de rochas resguarda a zona de banhos, esmagando-se as vagas do oceano em belíssimos cachões de espuma. A baixa-mar forma inúmeras piscinas naturais. E o actractivo da pesca completa-se com a possibilidade da apanha de ostras e mexilhões.

O arranjo da estrada Moamba-Magude, provocaria um incremento extraordinário no turismo das regiões do Bilene, Xai-Xai, Chongoane e até mesmo de Inhambane, pois encurtaria de maneira extraordinária a distância a percorrer para a maior parte dos turistas estrangeiros que visitam estas regiões.

Fonte: Arquivo Pessoal