28 de junho de 2020

Moçambique: Samora Machel e a aviação militar soviética (José Milhazes, 2006)



Não me canso de ficar surpreendido com o que vou encontrando na Internet durante as buscas que os tempos livres permitem.

Desta vez, ao procurar documentos e "estórias" sobre Samora Machel, antigo Presidente da República, deparei com um artigo publicado no jornal "Slovo Kirguistan" (Palavra do Quirguistão) a 12 de Abril, dia da "Cosmonáutica Soviética". A 12 de Abril de 1961, Iúri Gagarine voou para o Espaço.

Ilkham Assadov, engenheiro e fotógrafo que trabalhou durante muitos anos no aeródromo militar soviético de Kant, no Quirguistão, recorda: "No Instituto de Aviação estudavam numerosos africanos, nomeadamente de Moçambique. Dois filhos do Presidente desse país estudavam em Kant. Quando Samora Machel veio visitar o Quirguistão, em Kant foram organizados para ele voos de exibição, incluindo a "volta de Nesterov", aquela a que o povo baptizou de "mortal".

Depois do show, o Presidente, admirado, perguntou: "Os aspirantes de Moçambique também voarão assim?"

O comandante da unidade, major-general Pavel Trofimovitch Ekhtov, era um grande brincalhão e respondeu: "Eles voariam se não passassem o tempo a olhar para as nossas moças". Então, o Presidente pediu para que o apresentasse à tripulação de pilotos extra-classe. Foi dada a ordem. O avião que mostrara figuras de alta pilotagem aterrou, deu umas voltas e dele saiu... um dos filhos de Samora Machel".


http://darussia.blogspot.com