TERRITÓRIO DE MOÇAMBIQUE
Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Swazilândia e pelo Zimbabwe.
No Canal de Moçambique, tem várias ilhas, as Comores, Madagáscar, a possessão francesa de Mayotte e o departamento também francês de Reunião e as suas dependências Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa.
A sua área total é de 799.380 Km2.
A metade norte (a norte do rio Zambeze) é um grande planalto, com uma pequena planície costeira bordejada de recifes de coral, e no interior, limita com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift.
A metade sul é caracterizada por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários rios, entre os quais o mais importante é o rio Limpopo.
Pontos extremos:
Norte - Foz do Rovuma
Sul - Ponta do Ouro
Este - Ponta da Quitangonha (a sul de Nacala)
Oeste - Zumbo
Elevação máxima - Monte Binga 2.436 m
Elevação mínima - Oceano Índico 0 m
O clima é sub-tropical (de sul para norte), com uma estação chuvosa, quente e húmida de Novembro a Abril, e uma estação seca e fresca de Maio a Outubro.
A parte Sul sofre de secas ciclícas.
Vários rios cruzam o país no seu percurso para o Oceano Índico, em particular o grande Zambeze, assim como os rios Limpopo, Rovuma e Save.
Podem ser distinguidas três zonas em todo o território:
Norte e Centro: tropical húmido, tipo monçónico, com uma estação seca de quatro a seis meses.
Sul: tropical seco, com uma estação seca de seis a nove meses.
Montanhas: clima tropical de altitude.
Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. Localiza-se no sul do país, na margem ocidental da Baía de Maputo.