22 de julho de 2009

Moçambique: Nacala-a-Velha comemorou 89 anos de elevação à categoria de vila

Nacala-a-Velha Aos 89 anos, de olhos postos na ZEE Nampula (Canal de Moçambique) — A vila sede do distrito de Nacala-a-Velha, na província nortenha de Nampula, assinalou, no último fim-de-semana, 89 anos de elevação a esta categoria, num ambiente de muita festa e esperança no desenvolvimento socio-económico.
Nacala-a-Velha, dispõe de uma vasta gama de recursos naturais, sobretudo turísticos, com destaque para lindas praias. Mas os mesmos não estão sendo explorados devidamente, tudo porque o distrito fica a pouco menos de trinta quilómetros de um grande centro comercial, a cidade ferro-portuária de Nacala, conhecida como sendo a capital económica do norte.
Neste momento, foi concebida uma iniciativa para criar um desenvolvimento paralelo nos dois pontos, nomeadamente Nacala-a-Velha e Nacala-Porto. Trata-se da Zona Franca, ou seja, Zona Económica Especial (ZEE), que vai consagrar a expansão das potencialidades económicas de Nacala-Porto para a sua congénere, e aí, residem as esperanças do distrito de Nacala-a-Velha. Falando durante a cerimónia pública que marcou a efeméride, Daniel Chapo, administrador de Nacala-a-Velha apontou a Zona Franca em criação como um dos maiores ganhos daquele distrito nos últimos tempos, não deixando de fora os diferentes projectos turísticos que poderão ser concretizados nos próximos tempos, bem como a da produção da jatropha, para a produção de bio-combustível e etanol para exportação, numa área de dez mil hectares e orçado em vinte milhões de dólares norte-americanos.
Chapo sublinhou que “nesta década, o distrito regista progressos consideráveis, partindo da introdução do nível básico, com a construção da escola secundária, substituição sistemática de escolas de construção precária por escolas de construção convencional e melhorada”. “Abertura de furos de água em todas as localidades, aproximando a água das populações, alargamento de cuidados médicos com a construção de centros de saúde em Namalala, Barragem e Gêr-Gêr”— apontou o administrador Chapo na sua intervenção. Água No que se refere ao abastecimento de água, o nosso interlocutor fez saber que, actualmente, Nacala-a-Velha conta com um total de 129 furos, incluindo o pequeno sistema da vila sede, o que representa uma subida na cobertura em 6%. O plano da INTERAIDE previa a abertura de 22 fontes, mas, destas, 4 saíram negativas; em 2004, existiam 42 fontes de abastecimento de água e, de 2005 a 2008, foram abertas 74 fontes, uma subida em 78.6%. Saúde O sector de saúde dispõe de cinco centros e um posto, com um raio de cobertura de 20Km. 91 pessoas fazem o tratamento anti-retroviral, TARV. FIIL Em relação ao Fundo de Investimento de Iniciativas Locais, FIIL, suportado pelos famosos sete milhões de meticais, locados pelo governo central aos distritos, alegadamente para produção de mais comida e postos de trabalho, Daniel Chapo, diz que “com a implementação do Orçamento de Investimento de Iniciativa Local, locado no distrito, foram financiados 135 projectos variados, dentre eles construções sociais, abertura de machambas, cantinas rurais, carpintarias industriais, moageiras, criação de pintos”, entre outros. Não especificou onde exactamente. Falou no geral e não confirmámos. Agricultura e insegurança alimentar Daniel Chapo, precisou que “na actual economia moçambicana a agricultura continuará a ser a base de sustento e trabalho da maioria da população rural. Sendo assim, nota-se uma subida da produção alimentar com o financiamento e com a implementação de sementes melhoradas. Este aumento cria condições para que haja excedentes de produção. Havendo excedentes de produção em certas comunidades, existem poucos casos de insegurança alimentar”.
Num outro desenvolvimento, a fonte que temos vindo a citar fez saber que “o período de escassez de alimentos reduziu, de Agosto a Março para finais de Dezembro a Março”. “Não obstante haver redução, notavam-se algumas bolsas de fome nas comunidades de Vantitia e Micolene onde afectavam o total de 364 famílias” – precisou a fonte, para quem “a situação está praticamente resolvida com a produção da mandioca resistente à podridão radicular”. Resenha histórica O distrito de Nacala-a-Velha, situa-se a leste da província de Nampula, tendo como limites os distritos de Memba, Mossuril, Baía de Fernão Veloso, Monapo e Nacarôa. Foi elevada à categoria de circunscrição, hoje distrito, a 17 de Julho de 1920 através da portaria número 1585, publicada no Boletim Oficial do dia 22 do mesmo mês.
O nome Nacala proveio do termo N’Nakala que significa, em língua macua, “será que vamos sobreviver?”. (Aunício da Silva) 2009-07-22