21 de fevereiro de 2010

Moçambique: Vila de Cóbué (Niassa)



Cóbué, é uma vila pequenina banhada pelo magnífico Lago do Niassa

Quando aqui chegamos avistamos a torre da antiga igreja construída pelos portugueses nos anos 50, porém está muito degradada: não tem vitrais, as suas paredes ainda sofrem com as escaras das balas e um incêndio durante a Guerra da Independência destruiu o seu tecto mas a fé é mais forte para a diocese local e a missa continua a ser celebrada numa parte deste monumento.



Uma simples mesa serve de altar. Esta é uma das magias de África que por mais adversidades que as populações passem encontram sempre uma forma de dar a volta à situação. Esta igreja deveria ter sido magnífica.

A dar-lhe cor à alma tem uma belíssima acácia de cor vermelha que combina com o azul do céu. Visto do lago já no barco é mágico. No tempo em que a Frelimo tomou a cidade serviu de escola. Naquele tempo diz-se que o terreno à sua volta estava minado.



Cóbué é também um posto fronteiriço para quem deseja visitar o vizinho país Malawi - que reparte o lago com Moçambique. Pode ir de barco até à ilha de Likoma que fica a 10 Km e o reverso é igualmente verdadeiro.



Quem desejar visitar Moçambique vindo do Malawi será aqui que terá de obter o visto.

Texto e fotos: Teresa Cotrim