8 de fevereiro de 2010

Gorongosa: "O Paraíso Perdido de África" estreia dia 7 no National Geographic




Gorongosa: "O Paraíso Perdido de África" estreia dia 7 no National Geographic

O Parque Nacional da Gorongosa foi, nos anos 60, uma reserva de referência internacional e um local muito visitado e bastante "querido" pelos portugueses. Durante os anos da Guerra da Independência e da Guerra Civil entre as forças da RENAMO e da FRELIMO, o parque foi totalmente destruído.

As populações locais foram afectadas pela destruição do parque, a pobreza foi acentuada e as situações de doenças tornaram-se extremas. A nível ecológico também existiram grandes perdas, uma vez que 90% das espécias animais existentes foram extintas.

A realidade do parque passou a ser dura e África, acabou por perder um paraíso. Constatando esta situação, Greg Car, um filantropo norte-americano, apresentou ao Governo de Moçambique um projecto de parceria para a restauração deste ecossistema, com o fim de ajudar o Parque a atingir o seu equilíbrio e modo de sustentabilidade próprio e tendo como imperativo a preservação da biodiversidade - fauna e flora numa relação construtiva.

Este projecto incluia a promoção do equilíbrio ambiental (recuperação das espécies animais), o desenvolvimento social (bem-estar das populações circundantes) e o progresso económico (projecto de eco-turismo como fonte da sustentação global do Parque).

Neste âmbito, surge 'O Paraíso Perdido de África' ( Africa's Lost Eden' no título original), um documentário sobre o Parque Nacional da Gorongosa e o papel de Greg Carr no projecto de restauração e dinamização do mesmo.

Este documentário, com 50 minutos de duração, foi filmado em exclusivo no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, documentando a evolução histórica desta área protegida, dos seus diferentes ecossistemas e da fauna bravia do Parque, observável em diferentes períodos do ano.

Após a apresentação da ante-estreia mundial na cidade de Maputo, no dia 14 de Dezembro, o documentário, foi apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa e posteriormente, na embaixada de Lisboa, para assinalar o Dia dos Heróis Moçambicanos.

A estreia mundial deste documentário, está marcada para o dia 7 de Fevereiro às 20 horas (22 horas em Moçambique), no canal National Geographic.

Sapo Mz, 05 de Fevereiro de 2010