17 de dezembro de 2011

Cabo Verde: Cesária Évora faleceu hoje em São Vicente


Cesária Évora faleceu hoje em São Vicente

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora faleceu hoje aos 70 anos em Mindelo. Segundo a Lusáfrica, Cize estava internada desde sexta-feira.

A Diva dos pés descalços faleceu hoje, dia 17, em São Vicente, devido a complicações respiratórias. Segundo informações da rádio nacional, RCV, a cantora sentiu-se mal ontem, dia 16, sendo depois levada para as urgências do hospital Batista de Sousa.

Hoje por voltas das 10h00 o prognóstico era muito reservado de acordo com as fontes médicas, sendo que a notícia da morte de Cize foi confirmada às 11h20.

O corpo da Cize vai estar em câmara ardente no Paços de Concelho de São Vicente.

A RCV, avançou a informação de que o PM afirmou que a partir das 00h00 de domingo serão decretadas dois dias de luto nacional. E caso o funeral não for realizado dentro de 48 horas, no dia das exéquias da diva, será decretada tolerância de ponto em São Vicente. As cerimónias fúnebres da diva serão asseguradas pelo Estado.

Cesária Évora iniciou a sua carreira internacional no início dos anos 90, levando o nome de Cabo Verde a terras remotas através do encanto subtil sua voz, que durante as últimas duas décadas emocionou plateias ao redor do mundo. Cabo Verde perde uma das suas maiores vozes e uma referência na música nacional.

A 23 de Setembro deste ano, Cize tinha anunciado que ia deixar os palcos para sempre.

Cesária Évora nasceu a 27 de Agosto de 1941 na cidade de Mindelo, em Cabo Verde. Filha de Justino da Cruz Évora tocador de cavaquinho e violão e de Dª Joana, o grande e eterno amor da sua vida. A cantora era considerada a "embaixadora da morna", tendo editado 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.

Sapo CV, 17 de Dezembro de 2011