27 de agosto de 2013

Turismo aviva progresso de Macaneta (Almiro Mazive)


Macaneta (Moçambique), 26 Ago (AIM) – A população de Macaneta manifestou hoje a sua satisfação pelo facto de com o turismo e a construção da ponte sobre o Incomati, ligando aquela localidade turística e a vila sede do distrito de Marracuene, antever-se uma região próspera e livre da pobreza.


Numa mensagem lida no comício orientado ainda hoje pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e que marcou o final da sua presidência aberta e inclusiva de quatro dias a província de Maputo, o cidadão Carlos Mupotswi, por exemplo, testemunhou que o turismo esta, mais do que nunca, a ser a área que mais emprega jovens nativos.

“Agradecemos a abertura do governo ao turismo aqui na zona de Macaneta. Os benefícios que o turismo esta trazendo não foram vistos pelos nossos pais e nunca pensaram que algum dia havia de dar emprego a muitos nossos filhos e trazer progresso a zona”, disse Mupotswi.

Macaneta aposta no turismo dadas as suas potencialidades naturais, com destaque para o turismo de sol e praia, onde são prestados serviços de alojamento em restauração e campismo. A localidade possui um total de 31 estabelecimentos turísticos com uma capacidade de 362 camas.

Passeio de barco e cavalo, mergulho e pesca desportiva são actividades recreativas de realce naquela localidade com apenas 3.602 habitantes, segundo censo populacional de 2007.

Para além de mão-de-obra, sazonal e efectiva, o envolvimento da comunidade no desenvolvimento do turismo tem-se traduzido no fornecimento de produtos agrícolas e pescado as estâncias turísticas, na construção de infra-estruturas, entre outras acções.

Quanto a ponte sobre o Incomáti, a população disse aguardar com muita satisfação a sua edificação já que, actualmente, a travessia e’ feita a partir de um batelão, canoas, ou mesmo com recurso aos mais poderosos carros com tracção as quatro rodas.

O Presidente Guebuza garantiu, na ocasião, que a ponte vai ser uma realidade na zona dentro dos esforços que têm sido feitos pelo executivo para que paulatinamente se resolvam os problemas que enfermam as populações e o próprio desenvolvimento do pais.

Segundo o Presidente, depois da ponte a perspectiva ‘e alcatroar a via que vai da margem do rio Incomati, do lado da Macaneta, ate’ a vila sede da localidade com o mesmo nome.

“Com a ponte Macaneta será um grande centro turístico do pais e não só. Depois da ponte vira’ a estrada alcatroada. Pouco a pouco chegaremos longe. A persistência e paciência fazem a vitoria”, afirmou Guebuza, acrescentando, de seguida, que igual situação ocorre quanto ao turismo, área em que já se pode acreditar que pode ajudar as famílias a saírem da pobreza.

A falta da ponte sobre o Incomati agrava o facto de Macaneta não ter centro de saúde, maternidade e escola secundaria.

As mulheres gravidas, por exemplo, acabam dando parto a caminho da vila de Marracuene ou mesmo nas margens do rio, principalmente quando o batelão esta ainda na outra margem.

As crianças que estudam na escola secundaria, na vila de Marracuene, muitas vezes atrasam as aulas devido a complicações na travessia do rio.

Ainda hoje, Guebuza inaugurou a Feira Internacional de Maputo (FACIM).

Terça-feira, o estadista moçambicano inicia a presidência aberta e inclusiva a província de Gaza, depois de ter visitado, na província de Maputo, o bairro de Tsalala, na cidade da Matola, e as localidades de Mahelane, Macubulane e Macaneta, nos distritos da Namaacha, Magude e Marracuene.

(AIM), 26 de Agosto de 2013